Retrospectiva 2022: relembre as mortes que abalaram o mundo da música
2022 está marcado pela perda de personalidades importantes do cenário musical. Faltando poucas horas para se encerrar o ano, ele nos deixará com saudades de muitos que morreram, sejam eles brasileiros e internacionais. Gal Costa, Elza Soares, Ludmila Ferber, Olivia Newton-John e Erasmo Carlos, grandes nomes da música brasileira e internacional que se despediram dos palcos nesse ano, mas que ficarão eternizados em nossas memórias.
A seguir, o TMJ relembra, em ordem alfabética, alguns nomes de famosos da música que morreram em 2022:
Aaron Carter
Aaron Carter, irmão de Nick Carter, integrante do grupo Backstreet Boys, morreu no dia 5 de novembro, aos 34 anos, seu corpo foi encontrado na banheira de sua casa na Califórnia (EUA).
Aleksandro
O cantor Aleksandro, dupla de Conrado, morreu em um grave acidente de ônibus em 7 de maio na Rodovia Régis Bittencourt (BR-116).
Andrew Woolfolk
Andrew Woolfolk, saxofonista do lendário grupo Earth, Wind and Fire, morreu no dia 24 de abril, aos 71 anos depois de lutar contra uma doença não revelada durante seis anos.
Andy Fletcher
Andy Fletcher, tecladista e fundador do lendário grupo de synthpop Depeche Mode, morreu no dia 26 de maio, aos 60 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Bebeto Alves
Pai da atriz Mel Lisboa, o cantor Bebeto Alves morreu aos 68 anos em decorrência de um câncer de pulmão no dia 7 de novembro.
Christine McVie
Christine McVie, vocalista e compositora da banda anglo-americana Fleetwood Mac, morreu no dia 30 de novembro, aos 79 anos. Na ocasião a família da artista emitiu um comunicado revelando que ela estava hospitalizada, mas sem informar o motivo.
D.H. Peligro
D.H. Peligro, baterista da banda Dead Kennedys, morreu no dia 28 de outubro, aos 63 anos em decorrência de um grave acidente doméstico causado por uma queda onde ele acabou batendo a cabeça e não resistiu ao trauma
Elza Soares
Em 20 de janeiro, aos 91 anos, a lendária cantora Elza Soares faleceu de causas naturais. O último show da artista foi em Belém, no Festival Psica.
Erasmo Carlos
Precursor do rock brasileiro, o cantor Erasmo Carlos, conhecido como O Tremendão, conhecido por fazer parte da a Jovem Guarda, morreu no dia 22 de novembro, aos 81 anos. Ele estava internado no em um hospital na zona oeste do Rio de Janeiro, com um quadro de síndrome edemigênica, doença que retém líquidos na corrente sanguínea.
Gal Costa
A cantora Gal Costa morreu aos 77 anos em 9 de novembro. A artista foi uma das maiores intérpretes da MPB e estava afastada dos palcos desde setembro.
Gilson de Souza
Cantor e compositor Gilson de Souza morreu aos 78 anos no dia do seu aniversário, 12 de junho.
Irene Cara
A cantora Irene Cara foi encontrada morta em sua casa, ela que ficou famosa pelo grande sucesso do hit de Flashdance (1983) e por sua atuação em Fama (1980) com o clássico On My Own. Morreu aos 63 anos no dia 26 de novembro. A causa morte ainda não foi divulgada.
Jewell Caples
A cantora de R&B Jewell, também conhecida como a primeira-dama da Death Row Records, morreu no dia 6 de maio. Dois meses depois de revelar que havia sido hospitalizada com 8 quilos de líquido no coração, pulmões e pernas. A causa oficial da morte, no entanto, não foi confirmada.
Jerry Lee Lewis
Precursor do rock, o lendário pianista e cantor Jerry Lee Lewis morreu no dia 28 de outubro, aos 87 anos de causas naturais, em sua casa na cidade de Memphis, no Tennessee (EUA).
Jody Miller
A cantora country vencedora do Grammy, Jody Miller, morreu aos 80 anos de complicações relacionadas ao Mal de Parkinson na manhã do dia 6 de outubro.
Leno
O cantor Leno, que fez dupla com Lilian e integrou Renato e Seus Blue Caps, morreu aos 73 anos em 8 de dezembro após uma luta contra o câncer.
Loretta Lynn
A cantora e compositora Loretta Lynn, ícone da música country, morreu dia 4 de outubro, aos 90 anos de causas naturais.
Lucas Guedes
O cantor sertanejo Lucas Guedes morreu no dia 4 de agosto, aos 32 anos após sofrer dois infartos.
Ludmila Ferber
A cantora gospel e pastora Ludmila Ferber morreu na noite de 26 de janeiro aos 56 anos, vítima de um câncer no pulmão, com metástases no fígado e nos ossos.
Luiz Galvão
O músico e poeta Luiz Galvão, um dos fundadores do lendário grupo Novos Baianos, morreu no dia 22 de outubro, aos 87 anos, após mais de um mês internado. A causa do falecimento não foi divulgada.
Marilene Galvão
Morreu no dia 24 de agosto, aos 80 anos a cantora Marilene Galvão, que fez parte da dupla Irmãs Galvão. Ela sofria de Mal de Alzheimer.
Mark Lanegan
Mark Lanegan, vocalista da banda Screaming Trees, morreu no dia 22 de fevereiro, aos 57 anos de causas desconhecidas.
Olivia Newton-John
A estrela do filme Grease e dona de diversos clássicos do pop, a cantora Olivia Newton-John morreu em 8 de agosto de 2022, aos 73 anos. Há 30 anos, atriz e cantora enfrentava um câncer de mama.
Oscar Bolão
Considerado um dos maiores bateristas e percussionistas da MPB, Oscar Bolão morreu vítima do COVID-19 no dia 16 de fevereiro, aos 68 anos.
Paulinha Abelha
Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta, de 43 anos, foi internada no dia 11 de fevereiro e veio a óbito no dia 23 do mesmo mês, em Aracaju. A cantora enfrentou problemas renais e ficou internada por 12 dias.
Roberto Luna
Cantor de músicas como Molambo, Roberto Luna morreu em 26 de junho, aos 92 anos. A causa do falecimento não foi divulgada.
Rolando Boldrin
O cantor a ator Rolando Boldrin morreu no dia 9 de novembro, aos 86 anos em São Paulo. A causa da morte foi insuficiência respiratória e renal segundo informações da TV Cultura.
Taylor Hawkings
Taylor Hawkins, baterista do Foo Fighters, morreu no dia 25 de março, aos 50 anos. Segundo as autoridades da Colômbia, o musico morreu de overdose.
Vangelis
O lendário compositor e músico grego Evángelos Odysséas Papathanassiou, conhecido mundialmente como Vangelis, dono de marcantes trilhas sonoras no cinema como em Carruagens de Fogo e Blade Runner, além de uma bem sucedida parceria com Jon Anderson do Yes, morreu no dia 17 de maio, aos 79 anos. Não foi divulgada a causa da morte.