Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ricardo Bacelar e Cainã Cavalcante anunciam o álbum "Paracosmo"

26 mai 2021 - 14h53
Compartilhar
Exibir comentários

Os músicos brasileiros Ricardo Bacelar e Cainã Cavalcante anunciaram nesta semana o lançamento do álbum Paracosmo, nos formatos físico e digital nesta sexta-feira (28) no Brasil, EUA e Japão. Este trabalho traz sete composições instrumentais inéditas, que foram gestadas em sessões ininterruptas de gravação.

Foto: Davi Távora / The Music Journal

Paracosmo ganha duas versões em videoclipe: Vila dos Pássaros, apresentado no último dia 30 de abril, juntamente com o primeiro single e Paracosmo, nesta sexta-feira (28) no YouTube.

Ambos os registros audiovisuais foram assinados pelo diretor Lucas Dantas.

O disco também marca a estreia do selo Jasmin Music, de Ricardo Bacelar. A iniciativa do selo destina-se a gravar e lançar discos com música de qualidade, tendo como foco o mercado brasileiro e internacional. Para isso, foi montado um estúdio de gravação que vem se tornando referência na América Latina pela tecnologia, equipamentos e acústica - o Jasmin Studio.

O projeto acústico e de design é da empresa americana WSDG Walters-Storyk Design Group, de autoria de Renato Cipriano. A direção técnica e concepção do estúdio é de Daniel Reis, com o uso de áudio por rede Dante e o sistema Dolby Atmos, com a tecnologia de áudio 3D.

Ricardo Bacelar e Cainã Cavalcante são amigos há alguns anos e nunca tocaram ou gravaram juntos. Foi de um encontro casual que nasceu o álbum Paracosmo.

"Quando começamos a tocar, parecia que as músicas já estavam prontas. Improvisações livres, melodias sinceras, imagem sonoras, tudo ali, nesse lugar cheio de esperança que é o Paracosmo", diz Cainã Cavalcante, que narra o processo de composição e o clima com que o álbum se desenrola.

"O disco traz uma carga de espontaneidade muito forte, fomos tocando e as músicas fluíram naturalmente. São como canções no formato instrumental. Foi um processo de gestação onde a música brotou com muito desembaraço", conta Ricardo Bacelar, que no disco tocou piano acústico, teclados e percussão, enquanto Cainã tocou violão e baixo.

Paracosmo traz sete composições instrumentais inéditas: Vila dos pássaros, eleita como o primeiro single do álbum, Paracosmo,Valsa do cansaço, Lyle, Manoela, Berceuse e Caminho dos mouros.

Algumas composições foram criadas no formato "canção", com melodias bem definidas: Vila dos Pássaros é um baião que se funde com um belo solo de violão, que remete ao nordeste do Brasil. Paracosmo traz a leveza da canção em comunhão com percussões leves e um solo de piano que se esparrama pela música.

Valsa do cansaço é um momento passional que encontra o cancioneiro brasileiro em uma valsa dramática, com elementos do fado. Lyle é uma homenagem ao pianista americano Lyle Mays, que faleceu no ano passado. Uma linha melódica alegre que carrega elementos do jazz.

Manoela é uma homenagem à esposa de Ricardo Bacelar e traz uma construção de uma balada com caminhos inesperados. Com uma melodia dolente e soturna, Berceuse é como uma canção de ninar. Caminho dos mouros, que fecha o álbum, é momento de pura experimentação e interpretação livre, onde Ricardo e Cainã transcendem a informalidade e passeiam em atonalidades e experimentalismos, criando um rico mosaico de climas e texturas sonoras.

Paracosmo é um lugar imaginário, fruto de pura criatividade. Um recanto dotado de extrema subjetividade de conceitos, onde tudo é possível. Os músicos criam essas porções de sonhos para depositar sua carga de energia vital, que se espraia por entre os sons e permeia os silêncios - cantões onde reside a música.

Confira um teaser da faixa Paracosmo, com a capa produzida com exclusividade por Bacelar:

The Music Journal The Music Journal Brazil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade