Ritchie e Ney Matogrosso se encontram no single 'Fala', releitura de canção dos Secos & Molhados
Clássico dos Secos & Molhados ganha nova versão, que chega às plataformas de música nesta terça-feira, dia 21
Chega às plataformas de música nesta terça-feira, dia 21 de janeiro, a nova versão de Ritchie para "Fala", clássico do repertório dos Secos & Molhados. A nova gravação conta com a participação especialíssima de Ney Matogrosso, dividindo os vocais com o artista inglês.
Depois da versão de "Ando meio desligado", lançada em abril de 2023, Ritchie traz agora um novo arranjo para outra canção emblemática dos anos 1970.
Quando chegou a hora de escolher as músicas que fariam parte do repertório de regravações, decidi dar destaque às que mais me marcaram quando desembarquei no Brasil, há mais de 50 anos. Minha referência primordial era Os Mutantes, mas o Secos & Molhados, por outro lado, foi o primeiro fenômeno pop brasileiro que presenciei, logo que cheguei aqui. O disco de estreia do grupo terminava com 'Fala', canção psicodélica que sempre me chamou a atenção. A letra me falava fundo porque eu ainda dava os meus primeiros passos na língua portuguesa, que fui aprendendo aos poucos, e de ouvido. 'Se eu não entender, não vou responder, então eu escuto...' - Ritchie
Ritchie já havia feito outras duas versões para "Fala": no projeto comemorativo Assim Assado, em homenagem aos Secos & Molhados (2002), e no seu próprio DVD ao vivo, lançado em 2009. "Passei a incluir 'Fala' nos meus shows e fazia muito sucesso: as pessoas reconheciam, cantavam junto", lembrou.
Participação de Ney Matogrosso
A ideia de convidar Ney Matogrosso para dividir os vocais surgiu durante a participação de Ritchie no Programa Altas Horas que celebrou a carreira do cantor, em maio de 2023.
"O convite aconteceu no programa do Serginho Groisman. Eu já sabia que o Ritchie cantava essa música. Ele me perguntou se eu topava e eu disse, claro!", contou Ney.
Ver essa foto no Instagram
Provocado pelo cantor, Ritchie anunciou ali mesmo que os dois fariam a colaboração que agora chega às plataformas. "Encontrei com o Ney no camarim e perguntei se ele gravaria 'Fala' comigo, meio de brincadeira. Achei que talvez ele não pudesse, mas ele aceitou na hora e ainda me perguntou, durante o programa: 'Você não tem nada para anunciar?'", brincou Ritchie.
"Voltei a cantar 'Fala' no show Beijo Bandido, que estreou em 2009, e incluí também no show de voz e piano que eu faço com o Leandro Braga. Na verdade, agora eu me sinto muito mais livre para cantá-la do que antes, porque eu tinha que ficar contido no arranjo feito para os Secos & Molhados, né?", finalizou Ney Matogrosso.
Sobre a canção, Ritchie complementou: "Agora que surgiu a oportunidade de regravá-la com o próprio Ney, com novo arranjo do meu produtor e tecladista Eron Guarnieri e do guitarrista Renato Galozzi, me ocorreu que a letra desta música não poderia ser mais atual. Ficou um luxo! Espero que vocês gostem".
Junto com o single, estreia na YouTube o videoclipe de "Fala" e o making of da canção, ambos gravados no estúdio da Biscoito Fino, com direção de Paulo Henrique Fontenelle.