Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rock in Rio: Veja o melhor e pior dos 30 anos de festival

No ano de sua sexta edição no Brasil, relembre momentos mais inesquecíveis e os maiores micos do festival

11 jan 2015 - 13h46
(atualizado às 13h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Há exatos 30 anos, surgia o maior festival de música em território brasileiro. O Rock in Rio não só colocou o Brasil na agenda de artistas internacionais renomados, como contribuiu para que outros festivais fossem organizados e trouxessem ainda mais atrações ao País. 

Siga Terra Música no Twitter

Como todo grande festival, boas histórias não faltam sobre os shows e bastidores. A partir de 1985, o Rock in Rio, idealizado pelo empresário Roberto Medina, virou um dos maiores eventos brasileiros, tanto em termos de estrutura quanto de alcance internacional, chegando até a migrar para a Espanha e Portugal.

Em 2015, a sexta edição do festival acontece no mês de setembro, nos dias 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27, com pelo menos cinco atrações internacionais confirmadas: Queens Of The Stone Age, A-Ha, John Legend, System Of A Down e Katy Perry.

Para relembras as edições anteriores do RiR brasileiro, preparamos uma lista dos momentos mais inesquecíveis e os maiores micos do festival.

1985 - O show memorável do Queen

Foto: Reprodução

Foto: Getty Images

O maior privilégio de quem marcou presença na primeira edição do evento foi ver o Queen ao vivo, uma de suas apresentações mais inspiradas. Seis anos antes da morte prematura de Freddie Mercury, a banda fez dois shows apoteóticos na Cidade do Rock para 250 mil pessoas. Para o próprio grupo, que depois lançou os melhores momentos no DVD Queen: Live in Rio, as performances na capital carioca foram das melhores de sua carreira. Além deles, bandas como AC/DC, Iron Maiden, Rod Stewart e Ozzy Osbourne fizeram sua estreia no festival.

1991 - Nudez e dobradinha do Guns'N'Roses

Foto: Reprodução

Fotos: Terra/ Reprodução

Pela primeira vez com o Matt Sorum e o tecladista Dizzy Reed, a banda de Axl Rose - ainda em boa forma naquela época - fez dois shows cercados pela antecipação dos fãs. O repertório incluía grande parte das faixas do Use Your Illusion I e Use Your Illusion II, marcos na carreira da banda. No Maracanã lotado, eles decidiram até tocar Civil War, uma de suas canções mais solenes, antes mesmo de seu lançamento oficial. Além deles, Faith No More, Prince e George Michael fizeram ótimos shows.

A edição também ficou marcada pelo fenômeno pop do New Kids On The Block. Uma das apresentações mais memorávies, no entanto, foi a do Queens Of The Stone Age, uma das melhores atrações do festival, que subiu ao palco com seu ex-baixista Nick Oliveri totalmente peladão.

2001 - Em tom de despedida

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Depois da edição de 2001, os brasileiros ficaram órfãos do Rock in Rio e tiveram de ver o evento fazendo a alegria de portugueses em Lisboa e espanhóis em Madri, enquanto sua cidade natal ficava de fora. Numa manobra estranha por parte da organização, Carlinhos Brown, um dos principais nomes da música brasileira que mistura funk, soul e outros batuques, "entrou de bicão" na mesma noite que uma das atrações mais antecipadas do Rock in Rio 2011, o Guns'N'Roses, que voltava à ativa depois de nove anos de hiato. Pela impaciência do público ou incompatibilidade com a música do brasileiro, surgiu um dos maiores micos do festival: uma chuva de garrafinhas de plástico foram atiradas em cima do músico no palco.

Depois do "estresse", o Oasis fez um belo show no auge da carreira e mandou seus maiores hits com a apatia habitual de Liam Gallagher, que estava descontente por ter que abrir para a banda de Axl Rose. Na sequência, o headliner se apresentou ao lado de uma banda bem heterogênea (lá estavam o mascarado Buckethead e o "gótico" Robin Finck para provar) para uma plateia enlouquecida, que testemunhou a volta do vocalista, cuja voz já não tinha o mesmo alcance, mas ainda dave arrepios na medida em que o set trazia os maiores clássicos do grupo.

Outra que deu o que falar foi Britney Spears, que tocou para um de seus maiores públicos na carreira. Par aa música Lucky, ela mostrou a bandeira dos Estados Unidos e foi prontamente vaiada. O figurino fazia parte da sua apresentação durante toda a turnê, mas não deu muito certo por aqui.

2011 - Pop e rock andando juntos

Foto: Terra

Foto: Terra/ Ricardo Matsukawa

As "divas" do pop dividiram muito a atenção do público com os headbangers na quarta edição do festival. Enquanto Katy Perry e Shakira deram performances divertidas e dignas de festival, entre os desastres estavam Ke$ha e Rihanna, que não empolgaram muito e fizeram shows tão insossos quanto o do Maroon 5, bombadíssimo na época. Por outro lado, o festival trouxe uma apresentação impecável do Red Hot Chili Peppers, além do set emocionante de Stevie Wonder, a megalomania do Coldplay e o tão esperado peso do Metallica. 

2013 - "Hoje é dia de rock, bebê"

Foto: Reprodução

Foto: Terra/ Ricardo Matsukawa

Além da frase espetacular dita pela atriz Christiane Torloni ao vivo na transmissão do Multishow, a última edição do festival teve grandes destaques. Mesmo sob críticas em relação ao line-up (de quem ainda defende que bandas de rock deveriam ter mais espaço na seleção de atrações), o festival mostrou que sua intenção mesmo é a ser grandioso. Foi por isso que um time grande de artistas pop, como Justin Timberlake e Beyoncé deram o tom para os dias de pop. 

Para o rock, uma das grandes vitórias foi o ótimo show do veterano Bruce Springsteen, além do Iron Maiden, unanimidade em todas as edições do RiR, e de novo o Metallica. A edição ainda trouxe uma homenagem bonita a Cazuza, só que mais pela intenção do que pela qualidade. A "polêmica" do festival ficou por conta do Ghost, que fez um show sombrio e considerado ofensivo aos católicos, mas nada comparada ao frenesi do Queens Of The Stone Age em 2001.

O melhor do rock no Terra MúsicaO melhor do rock no Terra Música agora com Napster

Ouça e faça o download das canções da sua banda predileta e curta um acervo com mais de 17 milhões de músicas e milhares de artistas. Assine já!

Você sabe diferencia Emo de Sertanejo, faça o testeVocê sabe diferenciar Emo de Sertanejo, faça o teste

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade