Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Roger Waters critica Thom Yorke, do Radiohead, por não boicotar Israel: 'Completo idiota'

O ex-Pink Floyd também criticou Jonny Greenwood no passado

2 dez 2024 - 10h38
Compartilhar
Exibir comentários
None
None
Foto: Thom Yorke, Roger Waters e Jonny Greenwood (Fotos: Roberto Panucci - Corbis/Corbis | Roberto Ricciuti/Redferns | Samir Hussein/WireImage) / Rolling Stone Brasil

Roger Waters alfinetou Thom Yorke e Jonny Greenwood, músicos do Radiohead e The Smile.

O ex-Pink Floyd é adepto do movimento BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções), que apoia o boicote econômico e cultural a Israel.

Em 2017, Waters já havia se manifestado contra a decisão do Radiohead de se apresentar em Tel Aviv. Ele assinou uma carta ao lado de outros artistas para pedir à banda que não tocasse em Israel, onde "um sistema de apartheid foi imposto ao povo palestino".

Agora, em nova entrevista, o músico retomou o tema, revelando que chegou a trocar e-mails com Yorke na época do primeiro embate sobre Israel. Waters argumentou ao podcast The Empire Files (via NME): "Escrevi uma espécie de e-mail em que disse: 'Desculpe caso tenha pensado que eu estava confrontando'".

"Ele escreveu de volta e disse: 'Normalmente, as pessoas de um lado do argumento pelo menos têm a decência, a graça ou sei lá o que de ter uma conversa'", continuou. "Então, eu escrevi de volta e disse: 'Thom, as pessoas do BDS têm tentado conversar com você há meses! E eu também!'"

A conversa não parece ter terminado bem, já que Waters acrescentou: "Esse cara é um completo idiota". Assista à entrevista:

Histórico de polêmicas

Jonny Greenwood se apresentou em Israel ao lado do músico israelense Dudu Tassa em junho deste ano. A dupla tocou faixas do álbum colaborativo Jarak Qaribak, lançado no ano passado.

O show teria acontecido um dia depois que Greenwood participou de protestos pedindo pela liberdade de supostos reféns israelenses mantidos em Gaza. Ele também teria se manifestado a favor de novas eleições e contra o governo de Israel (via NME). 

Durante a performance em Tel Aviv, fãs fizeram gritos de paz, enquanto Tassa afirmou: "Tem músicos aqui, não políticos. Música sempre funcionou, que possamos viver dias melhores e retornar com segurança".

A esposa de Greenwood, Sharona Katan, é israelense. Um de seus parentes serviu ao exército de Israel e perdeu a vida durante guerra contra a Palestina.

Em outubro, Thom Yorke abandonou o palco durante o próprio show em Melboune, na Austrália, após um membro da plateia mencionar a guerra entre Israel e Palestina. O manifestante gritou: "O genocídio israelense em Gaza! Como pode ficar quieto diante do conflito?"

O vocalista do Radiohead e The Smile, então, pediu ao fã que subisse ao palco para falar com ele cara a cara. "Suba aqui e diga isso", pediu o músico. "Bem aqui! Vamos lá! Venha aqui à p*rra do palco e diga o que quer dizer!"

Ao ficar sem resposta, Yorke afirmou antes de deixar o palco: "Você quer arruinar a noite de todo mundo? Ok, você quer. Até logo então". Conforme relatado pelo público (via People), o artista retornou pouco depois para tocar "Karma Police", sucesso do Radiohead

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade