Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Roger Waters escreve carta aberta a Vladimir Putin pedindo o fim da guerra

28 set 2022 - 11h40
Compartilhar
Exibir comentários

O lendário cantor e compositor Roger Waters, co-fundador do Pink Floyd, resolveu escrever uma carta aberta a Vladimir Putin, presidente da Rússia, pedindo o fim da "guerra hedionda" na Ucrânia.

Em sua nota para Putin, o músico britânico de 79 anos questionou quais eram as intenções do comandante russo e disse a ele "foda-se" se ele planeja "invadir toda a Europa", começando pela Polônia, onde Waters teve dois shows cancelados no último final de semana devido às suas opiniões sobre a guerra.

Foto: Reprodução | Facebook / The Music Journal

"Caro presidente Putin, desde que a Federação Russa invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro deste ano, tentei usar minha pequena influência para encorajar um cessar-fogo e um acordo diplomático que atenda às necessidades de segurança da Ucrânia e a Federação Russa. Nesse esforço, escrevi duas cartas abertas à Sra. Olena Zelenska" - esposa do presidente ucraniano. "Essas cartas estão prontamente disponíveis na internet. Cada vez mais me pedem para escrever para você também, então aqui vai", iniciou Roger Waters.

"Em primeiro lugar, você gostaria de ver o fim desta guerra? Se você respondesse e dissesse: "Sim, por favor". Isso tornaria as coisas muito mais fáceis imediatamente. Se você dissesse: "A Federação Russa também não tem mais interesse territorial além da segurança das populações de língua russa da Crimeia, Donetsk e Lubansk". Isso também ajudaria. Digo isso porque conheço algumas pessoas que pensam que você quer invadir toda a Europa, começando pela Polônia e o resto dos estados bálticos. Se você fizer isso, foda-se, e poderíamos bem, todos parem de jogar o jogo desesperadamente perigoso da galinha nuclear com o qual os falcões de ambos os lados do Atlântico parecem tão confortáveis, e façam isso. Sim, apenas explodam uns aos outros e o mundo em pedacinhos. O problema é que eu tenho filhos e netos, assim como a maioria dos meus irmãos e irmãs em todo o mundo e nenhum de nós gostaríamos desse resultado", escreveu o roqueiro.

Pedindo a Putin que se movimente para uma "paz sustentável", Waters continuou escrevendo: "Tudo bem, de volta à mesa, se eu li seus discursos anteriores corretamente, você gostaria de negociar um estado de neutralidade para uma soberana vizinha Ucrânia? Isso está correto? Supondo que tal paz pudesse ser negociada, teria que incluir um acordo absolutamente vinculante para não invadir ninguém nunca mais. Eu sei, eu sei, os EUA e a OTAN invadem outros países soberanos na gota de um chapéu, ou por alguns barris de petróleo, mas isso não significa que você deve, sua invasão da Ucrânia me pegou completamente de surpresa, foi uma guerra hedionda de agressão, provocada ou não. Quando a Sra. Zelenska me respondeu via Twitter, fiquei muito surpreso e muito emocionado, se você me respondesse, eu o respeitaria muito por isso, e tomaria isso como um movimento honroso na direção certa para uma paz sustentável".

"Com os melhores cumprimentos, Roger Waters", concluiu a carta.

The Music Journal The Music Journal Brazil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade