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Spotify lança novas possibilidades para podcasters ganharem dinheiro

Novidades foram reveladas por Daniel Ek, fundador e CEO da plataforma

14 nov 2024 - 14h54
(atualizado às 14h59)
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Spotify lança novas possibilidades para podcasters ganharem dinheiro
Spotify lança novas possibilidades para podcasters ganharem dinheiro
Foto: The Music Journal

No inicio desta semana, Daniel Ek, fundador e CEO da plataforma de streaming Spotify, revelou algumas novidades referentes às possibilidades que os podcasters de vídeo terão para ganharem dinheiro.

"Um novo e líder do setor modelo de pagamento direcionado ao público para consumo de vídeo Premium", descreveu o Spotify em seu novo programa de monetização focando nos profissionais que produzem podcasts em vídeo.

A novidade chega em um momento em que foi diagnosticado um crescimento na visualização de vídeos no Spotify, com 250 milhões de pessoas acessando o vasto catálogo deste formato. Esse montante corresponde a 39% dos usuários atuais da plataforma, que foi impulsionado com base em que eles teriam assistido a um podcast de vídeo no serviço.

Agora, o catálogo de podcasts de vídeo do Spotify já conta com mais de 300 mil atrações neste formato.

Além da monetização com vídeos, os criadores poderão optar por ganhar dinheiro com anúncios, mas também com a receita de vídeo premium, que foi definida como "receita baseada no consumo de vídeo" de assinantes do Spotify Premium. Contudo, o serviço entrará em vigor neste primeiro momento nos EUA, Canadá, Reino Unido e Austrália a partir do mês de janeiro de 2025.

Um fator interessante sobre esta novidade dos podcasts em vídeo do Spotify é que este novo programa de monetização não terá interferência sobre o pool de royalties musicais da plataforma, como informou um porta-voz da empresa ao Music Ally. A preocupação nesse sentido era o que aconteceu com a inserção de audiolivros na plataforma, que resultou em uma redução de royalties mecânicos para compositores.

Em outubro, o Spotify criou recurso para criação de capas para playlists

A plataforma de streaming Spotify resolveu investir em um recurso onde o assinante pode criar as capas de suas playlists e adicionar a elas, filtros, textos e até adesivos.

Claro que os usuários já podem inserir suas capas nas playlists há muito tempo, só que antes eles tinham que desenvolver as artes em outros aplicativos e entregá-las prontas no Spotify. Agora, a plataforma parece ter resolvido esse problema.

O novo recurso permite ao usuário projetar artes visuais com temáticas musicais e que elas fiquem bem nas redes sociais. Contudo, é claro que daqui em diante veremos várias artes parecidas - para não dizer autênticas - e isso revelará a percepção de cada assinante em relação ao tema musical escolhido.

Por outro lado, inserir um aplicativo onde os assinantes possam desenvolver suas capas para playlists coloca definitivamente o Spotify no universo das redes sociais. É só observar outros recursos que a plataforma já inseriu em seu sistema, como anúncios, notificações e vídeos.

Milhares de músicos participam de bandcamps, um mercado milionário na música

As bandcamps se tornaram um mercado milionário e plataforma Bandcamp, um modelo para o desenvolvimento de composições que está muito em voga no mercado musical global, anunciou recentemente que voltará com o programa Bandcamp Fridays, que iniciou em 2020 no auge da pandemia do coronavírus quando o fechamento dos locais deixou os artistas sem receitas vitais para turnês.

Naquela época, muitos artistas passaram a trabalhar em lives em plataformas de vídeos como o YouTube, TikTok e Shorts.

Bandcamp Fridays fez tanto sucesso naquela época que a Bandcamp já anunciou uma nova edição para 2024 com três datas: a primeira sessão já aconteceu no dia   4 de outubro e a próxima será em 6 de dezembro.

Durante o período da covid-19, a Bandcamp afirma que seu modelo de bandcamps atraiu milhares de fãs pagando mais de US$ 120 milhões (algo em torno de R$ 671 milhões no câmbio atual) diretamente às gravadoras e músicos.

Os artistas que integrarem ao programa, deixarão suas obras disponíveis nas ferramentas e busca e descoberta da Bandcamp, com possibilidade de que esses lançamentos sejam disponíveis em vários formatos - incluindo vinil - além de produtos autografados e lançamentos exclusivos.

Atualmente, as gravadoras realizam bandcamps para que os artistas de seus casts possam produzir novos sucessos e diversas conexões com gêneros musicais distintos.

The Music Journal The Music Journal Brazil
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