Tecladista do Skank, Henrique Portugal lança EP com o grupo Solar Big Band
O projeto traz novas roupagens para clássicos de Roberto Carlos, Beatles, Tom Jobim e Carlos Gardel
Henrique Portugal, ex-tecladista do Skank, está lançando nesta sexta-feira (7/6) um EP de releituras de clássicos nacionais e internacionais com o grupo Solar Big Band, que mistura os gêneros pop e rock com arranjos de sopros. A banda foi criada pelo músico com a missão de tocar grandes sucessos num formato que pode ser definido como jazz pop.
"Este projeto demorou quatro anos para ser realizado e foi feito com muita dedicação e paixão pela música", celebrou o músico sobre o lançamento do EP "Henrique Portugal & Solar Big Band", que promete novidades no cenário artístico. "Eu gravei canções que adoro e que gostaria de escutar com arranjos de Bigband", acrescentou Portugal.
Uma das faixas de lançamento, "Olha", sucesso de 1975 na voz de Roberto Carlos, traz uma orquestra de cordas gravadas em Chicago (EUA) pelo maestro Matt Jones, que carrega em seu currículo trabalhos com John Legend, Justin Timberlake, Usher, entre outros. A música foi basicamente uma escolha de Daniela Portugal, a esposa de Henrique, que pediu uma gravação pessoal e fez com que o músico soltasse a voz no projeto.
"Esta foi a primeira música que toquei piano e cantei para minha esposa. Esta música tem um significado muito importante pra nós. A partir desta gravação assumi definitivamente a minha função de interpretar canções que sempre gostei", comentou Portugal com exclusividade.
O EP inaugural tem quatro faixas. Além do clássico de Roberto Carlos, inclui novas roupagens para as músicas "Ticket to Ride" (The Beatles), "El Dia que Me Quieras" (Carlos Gardel) e "Eu Sei que Vou te Amar" (Vinicius de Moraes e Tom Jobim), todas de gêneros bem diferentes entre si.
Mais detalhes
O produtor Ruben di Souza foi o primeiro convocado para ajudar Portugal a desenvolver o projeto artístico. Juntos, selecionaram o repertório e somaram o baterista Xande Tamietti e os metais de Jessé Sadock, Rafael Rocha, Danilo Sina e Marcelo Martins. As faixas foram orquestradas pelo maestro Tiquinho ("Funk Como Le Gusta") com a percussão e baterias dos mestres Marco Lobo e Walmir Bessa, respectivamente. E as músicas tiveram gravações de William Luna, no Cia. dos Técnicos Studios.
O projeto não acaba no EP. Até o final do semestre serão apresentadas novas versões de músicas de Elton John, Lô Borges e quatro composições inéditas do Solar Big Band.