Planta e Raiz se arrepende de não ter se entregado a Rick Bonadio
O grupo de reggae Planta e Raiz é o convidado desta quinta-feira (20) do Sonora Live. A banda começou a apresentação com a música Com Certeza que, segundo o vocalista Zeider, foi a primeira que "tocou o coração da galera". Relembrando o início da carreira, ele confessou que se arrependeu de, na transição da cena independente para uma grande gravação com Rick Bonadio, não ter se entregado tanto ao produtor.
"Ele deveria ter influenciado como quisesse. Na época, a gente não entendia a importância de um produtor", explicou o vocalista, contrariando a maior reclamação das bandas que deixam o independente para entrar em uma grande gravadora. Os perrengues do início da carreira, sempre muito comentados pelas bandas depois do sucesso, parece não incomodar os meninos do Planta. "Era difícil, claro, mas para todo mundo é. A gente tocava na praia, dormia em chalé emprestado, com a porta aberta porque não cabia todo mundo lá dentro", brincou Zeider. "Mas é normal isso, sem drama", finalizou.
Lorena Calábria questionou os integrantes sobre as regravações que costumam aparecer no repertório, como uma versão para a Blitz e outra para Erasmo Carlos. "Como vocês conseguem tocar cover sem ficar dependente disso?", perguntou a apresentadora. "Isso nunca atrapalhou. A gente apareceu em um momento que a cena regueira de São Paulo estava precisando de coisa nova. Eles pediam músicas novas e a gente apresentava as duas coisas", explicou a banda.
Eles também contaram como surgiu a regravação de Mesmo Que Seja Eu, de Erasmo. "A gente recebeu o convite de uma emissora, para gravar a faixa para uma novela. Mas acho que eles não gostaram, porque nunca tocou", brincou o vocalista. "O melhor é que isso ficou em off e de repente o pessoal de Goiânia ligou contando que a faixa vazou e o pessoal pedia sem parar, que estava bombando nas rádios", contou Fernandinho.
A banda revelou à Lorena Calábria que antes do reggae gostavam mesmo de rock e acompanhavam a cena de Seattle, como Pearl Jam e Soundgarden. "Mas quando a mensagem do reggae chegou, bateu de vez. A gente se identificou com essa mensagem de paz, amor, natureza e liberdade", confessou o vocalista.
Os meninos do Planta e Raiz explicaram como surgiu o nome da banda (quando já tinham um show marcado e precisavam de um nome. "Veio do nada", contou Zeider) e anunciou que uma coletânea será lançada na Argentina. Para finalizar, Lorena evitou clichês e perguntou o que não mudou no som da banda até hoje. Zeider foi direto: "a simplicidade musical e a espontaneidade".