The Beatles: álbum 'Meet The Beatles' ganha edição especial em vinil
Disco é remasterizado através de seu master original de 1964
Usando o master mono original de 1964, novas lacas do álbum Meet The Beatles foram cortadas totalmente analógicas por Kevin Reeves no East Iris Studios de Nashville (EUA).
Ao se referir constantemente à primeira prensagem original, este clássico álbum é fiel ao lançamento original, ao mesmo tempo em que permite que mais informações musicais sejam ouvidas do que era possível antes.
Meet The Beatles também apresenta projeto gráfico fielmente replicado além de uma nova inserção de quatro painéis com ensaio do historiador americano Bruce Spizer, especializado pelos Beatles. A prensagem deste álbum é audiófila e de 180 gramas.
De acordo com o Vinews, site especializado no formato, Meet The Beatles está sendo relançado pela Universal Music, via Capitol Records, e já está disponível para pré-venda no Brasil através da Umusic Store pelo valor de R$ 399,90.
Beatles: música inédita é a primeira assistida por IA a ser indicada ao Grammy
Acostumados a marcas históricas na indústria fonográfica, os Beatles conquistaram mais uma em 2024: ao serem anunciados para concorrer ao Grammy 2025, a mais recente faixa Now and Then se tornou a primeira música assistida por Inteligência Artificial (IA) a ser indicada à maior premiação da música.
Now And Then foi lançada em 2 de novembro 2023 pela Universal Music, via Apple Corps., e foi apelidada como a última música dos Beatles. A canção foi originada por uma balada que John Lennon (1940-1980) escreveu e gravou por volta de 1977 como uma demo solo que não foi acabada. E ela quase entra na famosa coletânea The Beatles Anthology de 1995, que revelou as canções Free as a Bird e Real Love.
Paul McCartney se inspirou no documentário The Beatles: Get Back, do cineasta Peter Jackson, lançado em 2021 e que foi baseado em filmagens de arquivo de sessões de gravação do álbum Let It Be. McCartney e sua equipe usaram o mesmo software de edição de áudio baseado em IA que o produtor Giles Martin utilizou para desenvolver uma nova mixagem estéreo do álbum Revolver, que os Beatles lançaram em 1966.
O software em questão é baseado em IA e como algumas plataformas de videoconferência como o Zoom ou FaceTime, possui um recurso para filtrar ruídos de fundo de uma chamada. Tal tecnologia ajudou a isolar o som das fitas demo de John Lennon, gravadas nos anos 1970, para restaurar o áudio existente para uso em uma música moderna.
O resultado final surpreendeu a indústria e, principalmente, os fãs dos Beatles. Se isso vai garantir que os Fab Four, em pleno século XXI possam conquistar o Grammy com concorrentes de peso contemporâneos como Billie Eilish e Kendrick Lamar, não sabemos. Mas será que esses mesmos artistas, gigantes no atual cenário da música pop, conseguem bater de frente com o mais famoso quarteto da história?
Atualmente, Now and Then conta com mais de 78 milhões de streams nas plataformas digitais.
Confira o conteúdo completo de Meet The Beatles:
Lado 1
I Want To Hold Your Hand
I Saw Her Standing There
This Boy
It Won't Be Long
All I've Got To Do
All My Loving
Lado 2
Don't Bother Me
Little Child
Till There Was You
Hold Me Tight
I Wanna Be Your Man
Not A Second Time