Tom Hamilton, do Aerosmith, fala sobre o futuro da banda e recuperação de Steven Tyler: 'é um grande e 'se''
Baixista sugere que a banda 'poderia fazer algo', mas decisão depende do vocalista
O baixista do Aerosmith, Tom Hamilton, comentou sobre o futuro da banda e o estado de saúde de Steven Tyler, que está em recuperação após uma lesão séria nas cordas vocais durante um show em setembro de 2023. Segundo Hamilton, o vocalista está progredindo bem em seu processo de cura, mas qualquer decisão sobre o futuro do grupo dependerá exclusivamente de Tyler.
"Steven está indo muito bem com sua recuperação, mas isso acontece no ritmo dele", afirmou Hamilton em entrevista à rádio WBUR, de Boston.
Talvez o Aerosmith faça algo no futuro, mas é um grande e 'se'. A última coisa que quero fazer é pressionar Steven nessa direção. Se fizermos algo, será por iniciativa dele.
Em uma entrevista anterior, o baixista foi questionado sobre o quão esperançoso ele está, em uma escala de um a 10, de que a banda se reunirá. "Na escala de esperança, estou em algum lugar entre sete e nove. Não faremos nenhuma turnê de agora em diante, mas sempre terei esperança de que outros tipos de oportunidades surgirão", disse ele à AARP .
"Esta não é a primeira vez que nuvens negras aparecem em nosso horizonte — e de alguma forma o sol conseguiu sair. Tempo e esperança são tudo o que temos no momento", ele acrescentou.
O último show do Aerosmith aconteceu em setembro de 2023, na UBS Arena, em Nova York, durante a turnê de despedida Peace Out. Na época, ninguém - nem mesmo a banda - sabia que aquele seria o último espetáculo. Após a lesão de Tyler, os shows restantes da turnê foram cancelados, e a banda anunciou o fim de suas apresentações ao vivo.
Após o anúncio, diversas personalidades expressaram tristeza pelo fim das turnês da banda. Brian May, do Queen, afirmou que a notícia "trouxe lágrimas aos olhos", enquanto Sammy Hagar classificou a aposentadoria como "uma grande perda".
Sem planos para residências ou substituições
Hamilton, que já havia descartado a ideia de uma residência em Las Vegas, também comentou sobre a possibilidade de continuar a banda com outro vocalista: "Não consigo imaginar o Aerosmith com um novo cantor. Todos nós temos música em nosso futuro, mas isso vai se manifestar de formas que ainda não planejamos."
Atualmente, o baixista tem se dedicado a um novo projeto chamado Close Enemies, que inclui membros como o baterista Tony Brock, o vocalista Chasen Hampton e os guitarristas Peter Stroud e Trace Foster. A banda já está preparando músicas inéditas e planeja futuros shows.
Hamilton finalizou dizendo que, embora o Aerosmith não retorne aos palcos, ele mantém esperança em novas oportunidades: "Essa não é a primeira vez que nuvens escuras aparecem no nosso horizonte - e, de alguma forma, o sol sempre reaparece. O tempo e a esperança são tudo o que temos no momento."