PUBLICIDADE

Top 5 sucessos do Fundo de Quintal

26 jun 2023 - 19h32
(atualizado em 22/8/2023 às 10h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: AUR

Nos anos 1970, o samba, que é a expressão cultural mais negra do Brasil, sofreu fortemente com a apropriação cultural de pessoas que não faziam ideia da importância e de quão negro era o samba. A música afro americana chegou de vez através dos quilombos contemporâneos que eram as equipes de baile e o samba passou por um processo turbulento em que não enchia mais tanto os olhos dos jovens negros e pobres dos anos 1970. Mas foi na quadra do bloco do Cacique de Ramos que essa tradição do samba como expressão cultural negra foi ressignificada da forma mais transformadora que já existiu, que trouxe frutos até o dia de hoje. 

Com a marcação do tempo forte na pele e o contratempo dele no corpo do instrumento feito pelo super-herói dos sambistas, Sereno, acompanhado de um repique de mão, tocada de um jeito inenarrável pelo seu criador Ubirany, a introdução do banjo, que era um instrumento de música country, feita por Almir Guineto e a levada diferenciada do mestre Bira Presidente no pandeiro, as composições cheia de melodia e poesia realizada de início com Jorge Aragão e Sombrinha e existe até hoje, transformou o Grupo Fundo de Quintal no maior grupo de samba de todos os tempos e também no maior responsável dessa ressignificação feita no Cacique de Ramos!

É inevitável não dizer que existiu o samba antes do PAGODE do Fundo de Quintal e depois do Fundo, pois aquele swing ressignificado e diferenciado moldou o que acontece até hoje, transformando a quadra do Cacique de Ramos na Meca do nosso samba

Todos os sambistas contemporâneos que surgiram em meados de 1970 até agora, passaram de forma direta ou indireta pelo Fundo de Quintal. Quem apresentou essa transformação pro mundo foi a madrinha do samba, Beth Carvalho no seu disco Pé no Chão, gravado em 1979.

O sucesso do grupo mostra novamente que o sucesso do samba vem de baixo pra cima. A força do povo que vive nas margens chegando ao sucesso. Com tudo isso, separar um top 5 sucessos do Fundo de Quintal, o maior grupo de samba de todos, é mais difícil que não cochilar depois do almoço. 

Top 5 sucessos do Fundo de Quintal

Minha arte de amar (1981)

"Minha Arte de Amar" está longe de ser o maior sucesso do grupo, mas pra quem é da rua, quem sabe fazer a introdução percussiva do início, é a prova para saber se você é sambista de verdade ou não. O Disco Samba é no Fundo do Quintal- vol.2, é um dos favoritos dos sambistas espalhados por todo mundo. Além da percussão, o cavaco tocado por Sombrinha também vinha com muito swing. Sem esquecer das poesias e versos ancestrais trazidos nesse disco. Ouvir o disco do Fundo é obrigação. Cada faixa é uma lágrima.

Parabéns pra você (1984)

Falando em poesia, "Parabéns pra você" é uma das canções e poesia mais linda da nossa música.  Gravada pela voz mais linda do nosso samba, Sereno. Essa é pra você cantar com o olho fechado e com a mão peito de olho fechado no pagode. 

Pode ter certeza que muito mano cantou uma dessa para sua mina ou até ficante premium! 

Lucidez (1991)

Sabe aquele samba cantado em coral da forma mais africana e ancestral de todas? "Lucidez" é a música que reflete isso! Mais de 30 anos após sua gravação original, a faixa continua atemporal, como todas músicas do Fundo de Quintal. Toda vez que toca é como se você tivesse ouvido a primeira vez e sempre virá uma sambadinha, da mais swingada até a mais tímida, pela felicidade em ouvir isso.

Vai lá, Vai lá (1994)

Se for fazer uma lista de quais são os partidos mais conhecidos de todos os tempos, tenha certeza que "Vai lá, Vai lá" estará marcando presença. É profundamente emocionante ouvir a batucada nessa faixa, é colocar e fechar os olhos e sentir cada nota tocada pelos arquitetos da nossa música. Só de tocar a faixa, o cheiro do churrasco já sobe, tá?!

Só Felicidade ( 2014)

Se você chegou até aqui, deu pra perceber rapidamente um dos motivos para o Fundo de Quintal ser o maior grupo de samba de todos os tempos, né? Mas tem um motivo fundamental que torna eles nossos super-heróis na música. Eles estão até hoje na pista, representando o samba da melhor forma possível. Com mais de 40 anos de existência, Fundo de Quintal passou por várias formações, com vários integrantes e todos, definitivamente todos, continuaram a história do maior grupo de samba de todos os tempos da forma mais incrível.

E "Só Felicidade" , gravada em 2014, mostra que Fundo de Quintal são artistas que continuam tão atuais! Aliás, a composição é cantada da continuação desse legado do Fundo de Quintal, o compositor e cantor André Renato é filho de Sereno e um dos maiores compositores contemporâneos da nossa música. Junior Itaguay e Márcio Alexandre tem uma baita missão de assumir os vocais do grupo, assim mantendo o legado que faz que o Wu-Tang seja o Fundo de Quintal do Rap.

Curtiu nossa curadoria?

Não deixe de compartilhar nas redes e se inscrever na nossa Newsletter clicando em nossa Home. Nos vemos na próxima.

AUR
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade