Três brasileiros são eleitos melhores bateristas do mundo pela Modern Drummer
Eloy Casagrande, Bruno Valverde e Mauricio Weimar venceram em diferentes categorias: metal, revelação e redes sociais, respectivamente
Três músicos brasileiros venceram, em diferentes categorias, a votação de melhores bateristas do mundo em 2024 promovida pela revista americana Modern Drummer, referência global no assunto. A eleição, realizada a partir de voto popular, é bastante tradicional — a ponto de estar em sua 46ª edição.
Eloy Casagrande, atual integrante do Slipknot, estava na disputa pelo prêmio de melhor baterista de metal no ano. A vitória se deu ao competir com Mario Duplantier (Gojira), Charlie Benante (Anthrax), Ray Luzier (Korn) e Greyson Nekrutman (Sepultura). Este último, inclusive, o substituiu na banda brasileira no início deste ano.
Em comunicado, Casagrande — que chegou a vencer nesta mesma categoria em 2021 — declarou:
"Estou feliz por ter sido nomeado o melhor baterista de metal de 2024 pela revista Modern Drummer. Obrigado a todos que votaram em mim. Gostaria que vocês soubessem que não sou o melhor. Não existe bom ou ruim na música ou nas artes, mas tenho a sorte de ter pessoas que me apoiam e que gostam do que faço. Obrigado, Modern Drummer, pelo serviço que vocês prestam à comunidade baterística. Obrigado, Slipknot e os maggots, por confiarem em mim. Vejo todos vocês na estrada."
Bruno Valverde, integrante do Angra que também trabalhou recentemente com Smith/Kotzen e Whom Gods Destroy, foi premiado na categoria Revelaçao (Up & Coming). Ele obteve mais votos que Tosh Peterson, Jas Kayser, Shane Hawkins (filho do falecido Taylor Hawkins, do Foo Fighters) e Lucy Ritter.
Também em nota, Valverde afirma:
"Muito obrigado a todos que votaram em mim e apoiam o meu trabalho. Não se trata de ser melhor ou pior; é sobre construir uma comunidade de pessoas apaixonadas por bateria e, de alguma forma, representar sentimento e esperança para todos que olham para você com alguma admiração. É tudo sobre bateria… nosso querido (e melhor) instrumento, haha. E me sinto mais do que honrado por estar na capa da Modern Drummer que promove e influencia a bateria mundial, além de estar ao lado desses bateristas incríveis que tanto respeito."
Mauricio Weimar, por sua vez, levou para casa o troféu de Redes Sociais. O trabalho no perfil de Instagram @mauricio.extremedrums foi reconhecido em meio à concorrência com Raja Meissner, Seth Davis, Joe Lana Jr e CJ Hökdal.
Ele também se manifestou, dizendo:
"OUTRA VITÓRIA! Muito obrigado, meus amigos. Obrigado pelo enorme apoio. Sou o mais votado na categoria 'MÍDIA SOCIAL' da votação de leitores da Modern Drummer de 2024! Poxa, isso é surreal! Modern Drummer, muito obrigado!"
Em outras categorias, foram reconhecidos nomes como Danny Carey (geral), Avante Clark (hip-hop), Chad Smith (rock) e Zac Farro (pop). para conferir todos os indicados e vencedores.
+++ LEIA MAIS: Eloy Casagrande detalha início no Slipknot: "Eles querem que eu traga o máximo de ideias possíveis"
+++ LEIA MAIS: Eloy Casagrande comenta apresentação com o Slipknot no Brasil: 'Choveu nos meus olhos'
+++ LEIA MAIS: Angra celebra 20 anos do 'Temple of Shadows' com turnê; confira setlist