Um dos maiores nomes da bossa nova, Astrud Gilberto morre aos 83 anos
Cantora deu voz à versão em inglês de 'Garota de Ipanema' e ganhou fama internacional
Um dos maiores nomes da bossa nova, a cantora Astrud Gilberto, morreu aos 83 anos na última segunda-feira, 5. A informação foi comunicada pela neta da artista, a também cantora Sofia Gilberto, nas redes sociais.
"Minha vovó Astrud Gilberto fez essa música pra mim, se chama Linda Sofia. Inclusive, ela queria que meu nome fosse Linda Sofia. A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto. Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor", escreveu.
"Aos 22 anos, deu voz à versão em inglês de Garota de Ipanema e ganhou fama internacional. A música, um hino da bossa nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo principalmente por sua causa. Amo e amarei Astrud eternamente e ela foi o rosto e a voz da bossa nova na maior parte do planeta. Astrud estará para sempre em nossos corações e neste momento temos que celebrar Astrud", disse ainda Sofia.
Vida e carreira
Astrud Gilberto nasceu em Salvador, na Bahia. Ela foi casada com João Gilberto (1931-2019) por 5 anos, entre 1959 e 1964. Juntos, eles tiveram um filho, o músico João Marcelo Gilberto.
A artista começou na carreira musical em 1960. Em 1965, ela lançou o seu primeiro álbum solo. No mesmo ano, a cantora ganhou o Grammy de Música do Ano por Garota de Ipanema, com o saxofonista Stan Getz, na versão em inglês.
Ela deixou os palcos em 2002 e morava nos Estados Unidos com os filhos João Marcelo, do primeiro casamento, e Gregory, do segundo relacionamento.