Nova aposta da MPB: Conheça a talentosa Jéssica Gaspar!
Jéssica Gaspar é uma artista multifacetada, atuando como cantora, compositora, performer, artista visual, figurinista e diretora criativa, cujo trabalho celebra e honra as memórias e a cultura afro-brasileira. Com uma carreira marcada pela diversidade de talentos, Jéssica lançou seus primeiros singles, "Capim Dourado" e "Vão ter que pagar," em 2022, seguidos pelo seu primeiro EP, "AMOR," em 2023. Em 2024, lançou "Brisa," um afrohouse em parceria com Maz e Ant.dot, que vem ampliando seu alcance musical.
Jéssica iniciou sua trajetória na Central Única das Favelas (CUFA), onde também se desenvolveu como bailarina na dança Krump. Suas obras são reconhecidas por sua sofisticação poética e sua capacidade de suscitar reflexões sobre ancestralidade, emancipação negra e feminina. Com uma voz potente e aveludada, suas performances transmitem amor, paz e afeto, destacando a força das mulheres negras, tanto no passado quanto no presente.
A artista já se apresentou em importantes palcos culturais, como o Sesc Pompeia, Virada Cultural de SP, Circo Voador no RJ, Auditório Ibirapuera, Casa Natura Musical, e o Festival de Arte Negra de Belo Horizonte (FAN), além de ter participado da Bienal de São Paulo com o rapper Bnegão. Sua canção "Deus é uma mulher preta" se tornou enredo no carnaval de Salvador de 2020 e tem sido objeto de estudos acadêmicos, sendo traduzida para o inglês e italiano. Reconhecida como uma voz negra essencial para o Brasil do século XXI pelo Instituto Ilú Obá de Min, Jéssica é também membro do Afoxé Filhas de Gandy e representa uma presença artística e cultural de grande impacto.