Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Violinista brasileiro Plínio Fernandes assina com a gravadora Decca 

6 mai 2022 - 15h19
Compartilhar
Exibir comentários

A lendária gravadora Decca, sob seu selo Decca Gold como parte da Universal Music Group, acaba de anunciar a contratação do violinista brasileiro Plínio Fernandes, de 27 anos. O artista lançará seu álbum de estreia Saudade no dia 8 de julho.

Fernandes já disponibilizou a primeira faixa de seu novo trabalho. Trata-se de Assanhado, que já está em todas as plataformas digitais e ainda conta com um vídeo no YouTube.

"É realmente um sonho realizado: a oportunidade de ser contratado pela Decca Gold", inicia Plínio Fernandes. "Todos os meus heróis gravaram para o selo, especialmente o Andrés Segovia. Ser o escolhido para levar adiante esse legado é incrível, mas uma grande responsabilidade."

Foto: Universal Music | Decca Records / The Music Journal

Nascido e criado em São Paulo (SP), o talento musical de Plínio Fernandes o levou por todo o mundo, inclusive a Royal Academy of Music, em Londres, onde recebeu seu diploma de mestrado e vive há sete anos. Com Saudade, uma fascinante coleção de obras para violão solo, Plínio faz sua estreia promissora em estúdio para a Decca Gold, tecendo todos os seus amores musicais e contando em som sua complexa e cativante história internacional.

"Escolhi músicas que cresci ouvindo", explica Plínio, "e em muitos casos me apaixonei pelo violão através delas".

O álbum conta com os convidados especiais Sheku Kanneh-Mason no violoncelo para a fluida e lírica Bachianas Brasileiras No. 5: I. Aria (Cantilena) de Villa-Lobos, Braimah Kanneh-Mason no violino em Menino e a renomada cantora Maria Rita numa interpretação de O Mundo É Um Moinho.

Plínio já havia trabalhado antes com Sheku Kanneh-Mason quando participou do álbum de Sheku Elgar com a faixa Scarborough Fair, e ainda no episódio Imagine do documentário da BBC This House is Full of Music, que gira em torno da família Kanneh-Mason.

Foto: Universal Music | Decca Records / The Music Journal

Ouvimos Plínio evocar seu amor por um lar distante, o Brasil, um amor saudoso que torna ainda mais tangível a expressão apaixonada de seu trabalho no violão: "Encontrei um lar em Londres e pretendo ficar", diz ele, "mas o título Saudade significa nostalgia, a falta de algo, que é literalmente o que sinto aqui. A maneira como me conecto com o Brasil e minha identidade como artista brasileiro é através da música."

Assim, Plínio apresenta um set virtuoso e altamente melódico que abrange uma ampla gama: desde os famosos Cinco Prelúdios de Heitor Villa-Lobos - imponente representante da música clássica brasileira do século XX — até as canções atemporais de Antônio Carlos Jobim, Milton Nascimento, Jacob do Bandolim, Violeta Parra, Edu Lobo, Cartola, entre outros.

Além de lançar Saudade, Plínio Fernandes também é engajado com a educação musical e foi recentemente convidado a se tornar embaixador da instituição filantrópica Music Masters. Neste cargo, ele irá se apresentar, ensinar e orientar jovens músicos nas escolas, levando adiante as tradições e práticas pedagógicas que o iniciaram em seu caminho.

Confira o conteúdo completo do novo álbum de Plínio Fernandes na Decca Records:

1. Assanhado — Jacob do Bandolim

2. The Girl From Ipanema — Antônio Carlos Jobim

3. Beatriz — Edu Lobo, Chico Buarque

4. Aquarelle: II. Valseana — Sérgio Assad

5. Aquarela do Brasil — Ary Barroso

6. Bachianas brasileiras No. 5: I. Aria (Cantilena): Adagio (feat. Sheku Kanneh-Mason) — Heitor Villa-Lobos

7. Ponta de Areia — Milton Nascimento, Fernando Brant

8. 5 Preludes, W419: No.1 in E Minor — Heitor Villa-Lobos

9. 5 Preludes, W419: No. 2 in E Major — Heitor Villa-Lobos

10. 5 Preludes, W419: No. 3 in A Minor — Heitor Villa-Lobos

11. 5 Preludes, W419: No. 4 in E Minor — Heitor Villa-Lobos

12. 5 Preludes, W419: No. 5 in D Major — Heitor Villa-Lobos

13. O Mundo É Um Moinho (feat. Maria Rita) — Angenor de Oliveira

14. Recuerdos de Ypacarai — Zulema de Mirkin, Demetrio Ortíz

15. Samba Do Avião — Antônio Carlos Jobim

16. Gracias A La Vida — Violeta Parra

17. Se todos fossem iguais a você / Águas de Março Medley — Antônio Carlos Jobim

18. Menino (feat. Braimah Kanneh-Mason) — Sérgio Assad

The Music Journal The Music Journal Brazil
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade