Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Você conhece o Funk MTG? Editor da Deezer explica para você

31 jul 2024 - 23h40
Compartilhar
Exibir comentários
Você conhece o Funk MTG? Editor da Deezer explica para você
Você conhece o Funk MTG? Editor da Deezer explica para você
Foto: The Music Journal

Por Eduardo Ribas, editor sênior da Deezer no Brasil

"Tome forró e desmantelo, telo / Eu e você dançando a noite toda" - você certamente já se deparou com esse trecho da faixa MTG Forró e Desmantelo por DJ SV, Doug Hits, Manim Vaqueiro nas trends das redes sociais. Mas aposto que não percebeu e entendeu a sigla MTG que ela carrega no nome, assim como acontece com muitas outras músicas em destaque nos últimos tempos.

Então, vamos começar do começo! Você sabe o que é MTG? Abreviação de "montagem", trata-se de um grande fenômeno do universo do funk, que celebra a versatilidade do gênero mais brasileiro impossível.

Essas produções musicais fazem a fusão de batidas de funk, outras melodias e vozes com colagens de letras marcantes, resultando em uma composição com diversas interpolações. Mas, se você pensa que essa cultura se estabeleceu apenas agora, está muito enganado.

MTG é uma 'velha conhecida' dos ouvintes do funk, que se instaurou na cena musical nos anos 1990. A época foi marcada pelo advento da tecnologia no cenário musical, trazendo novos recursos como o uso de samplers e sequenciadores digitais - que foram, inclusive, essenciais para que as tal montagens fossem produzidas.

DJ's como Marlboro (em destaque na foto desta matéria) e Grandmaster, entre outros pioneiros do gênero, anos atrás ousaram, inovaram e lançaram o estilo que - quem diria - voltaria a fazer tanto sucesso nos dias de hoje, alcançando as paradas das plataformas digitais.

MTG Quem Não Quer Sou Eu- faixa com música do Seu Jorge, por exemplo, está no TOP 5 das músicas mais ouvidas da Deezer no último mês.

Mas essa é a beleza da música. Ela é atemporal, mesmo! Ver o MTG em destaque, com MTG Forró e Desmantelo, MTG Quem Não Quer sou Eu, Não Vou Namorar e MTG Quero Te Encontrar - inseridas na nossa maior playlist de Funkadão, (re)tomando lugares de reconhecimento e contribuindo com a democratização da produção musical só comprova o espaço de expansão que o gênero tem no Brasil.

Não estou falando apenas de popularidade ou gosto musical. Estou falando sobre o Funk MTG também gerar oportunidade, abrir espaço para novos talentos e oferecer novas possibilidades para explorar a criatividade que sabemos que o brasileiro tem e tem de sobra.

Então é isso! Que o Funk MTG continue sendo como uma espécie de casa para esses novos talentos, composições e para toda essa explosão de criatividade.

Deezer cria jornada musical por Paris com playlists e experiências

Paris, a cidade do amor, é também um centro pulsante de cultura e música, com um patrimônio musical rico e uma cena contemporânea mais do que reconhecida.

Considerando, portanto, que o maior evento esportivo do mundo acontecerá na Cidade das Luzes este ano, a Deezer - plataforma global de experiências musicais - convida o público a descobrir Paris através da música e do mapa interativo Paris Live.

Desde sexta-feira (26), todos que estiverem na cidade durante as Olimpíadas, sejam moradores ou turistas, podem embarcar nessa jornada para explorar o passado e o presente musical da capital da França.

Para tornar a experiência Paris Live ainda mais completa, os editores especializados da Deezer fizeram a curadoria de 10 playlists exclusivas, resultando em seleções únicas de músicas para cada local.

De clássicos do eletro francês a standards de jazz e hinos internacionais, as faixas compõem as trilhas sonoras que transmitem as essências dos pontos turísticos.

"Paris não é apenas a Cidade das Luzes, mas também uma cidade que vive e respira música, com cada bairro e ponto turístico contando sua própria história melódica", comenta Maria Garrido, CMO Global da Deezer. "Através do nosso mapa interativo e das playlists exclusivas, queremos oferecer uma forma única de experimentar Paris e seu patrimônio musical."

O mapa Paris Live da Deezer inclui monumentos como o L'Olympia - salão de música mais antigo da cidade, que já recebeu lendas como Edith Piaf e The Beatles, assim como o The Rex Club, clube parisiense pioneiro da música eletrônica.

O guia também leva o público para o histórico clube de jazz Le Caveau de la Huchette, para a Philharmonie de Paris e para a Le Machine du Moulin Rouge, onde já subiram ao palco grandes nomes como The Who e David.

Além disso, a jornada ainda conta com ativações no Paris Plages, local perfeito para testar seus conhecimentos musicais no estande Deezer Music Quiz.

The Music Journal The Music Journal Brazil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade