Você sabe o que é pagotrap? Conheça o estilo musical
O que é pagotrap? Você já ouviu falar? Tão importante quanto saber em quais bandas ficar de olho é conhecer os novos ritmos que prometem agitar as festas e os seus fones de ouvido. Nesse sentido, é essencial conhecer o pagotrap, de onde esse estilo musical veio, como ele surgiu e quais são alguns dos […] The post Você sabe o que é pagotrap? Conheça o estilo musical appeared first on Cifra Club.
O que é pagotrap? Você já ouviu falar? Tão importante quanto saber em quais bandas ficar de olho é conhecer os novos ritmos que prometem agitar as festas e os seus fones de ouvido. Nesse sentido, é essencial conhecer o pagotrap, de onde esse estilo musical veio, como ele surgiu e quais são alguns dos seus principais artistas.
Ficou curioso sobre esse novo ritmo? Então, vem com a gente mergulhar nos detalhes desse gênero, que promete tomar a atenção pra si e ser o nome mais falado dos próximos tempos. Vamos lá?
Afinal, o que é pagotrap?
Ao mesmo tempo em que o nome pode soar estranho, você provavelmente já ouviu pagotrap e apenas não sabe disso. A sonoridade desse gênero combina variações do rap com sintetizadores, a percussão presente no pagode baiano e a presença de cantar do trap. Em alguns casos, são acrescentadas doses de música eletrônica, funk e outros elementos característicos da cada região em que ele está.
Além disso, outro item essencial são as letras com temáticas mais sociais, retratando as origens de seus intérpretes e/ou dilemas da sociedade. Assim, ele reflete um processo histórico de transformações vivido especialmente pela comunidade afro e periférica. Ou seja, o pagotrap é o resultado da mistura do groove vindo dos guetos.
Apesar de parecer bem recente, há quem aponte seu início lá em 2008, com os primeiros traços presentes em Não Vá Que É Barril, da banda Fantasmão. Assim, até algumas músicas do Léo Santana e até do Parangolé se encaixam no gênero, que mistura a energia do pagode com a força do trap.
Com o passar dos anos, o estilo amadureceu e se transformou, sendo disseminado por outros nomes da cena nacional, como Mahal Pita e Sistema Paggotrap. Do mesmo modo, começaram a surgir festivais voltados para o gênero, dominando cidades como Recife e Bahia. Ou seja, o ritmo já é consolidado no Nordeste do país e promete, cada vez mais, crescer nas demais regiões!
Não dá para ficar de fora dessa tendência, não é mesmo?
5 artistas que fazem parte do pagotrap atual
Algumas bandas e cantores já têm apostado no pagotrap como sua forma de produção principal, desenhando a força do novo estilo. Além disso, nomes já consolidados em outros gêneros utilizam a nova tendência para diversificar o repertório e atingir novos nichos.
Para entender melhor esse movimento, separamos aqui cinco artistas que ilustram o porquê de ficar de olho sobre o que é pagotrap.
1 - Uh Baile
Atuantes na região de Feira de Santana, na Bahia, a banda Uh Baile é um dos mais destacáveis representantes do gênero. Além disso, são bastante visíveis as inspirações vindas do samba e da MPB. Nesse sentido, uma das faixas que exemplificam o pagotrap da Uh Baile é Tipo Roda de Samba. Confira com a gente:
2 - ÀTTØØXXÁ
Criada em 2015, a banda ÀTTØØXXÁ nasceu na Bahia e oferece uma mistura de pagode, elementos do bass culture e música eletrônica. Em 2020, eles assinaram a coprodução da faixa Me Gusta, hit de Anitta e Cardi B, que possui a base do pagode que compõe o pagotrap. A canção autoral Are Baba ilustra bem a pegada de pagotrap misturada à música eletrônica que o grupo se propõe a fazer.
3 - Maya
A cantora Maya já vem consolidando sua carreira no pagotrap, sobretudo com a música Faca Amolada. Somada ao ritmo encorpado, a letra apresenta empoderamento feminino, feito a partir da perspectiva de uma mulher periférica e preta. Além disso, a faixa tem como base uma guitarra baiana muito presente, batida de rap e gírias características do gênero. Dá uma conferida:
4 - Sorriso Maroto
Mesmo já consolidado com um grupo de pagode, o Sorriso Maroto também decidiu apostar no pagotrap. Ao remixar Nosso Flow com adicionais de funk e trap, inovaram seu estilo e mostraram que o novo gênero já está chegando ao nicho do mainstream. O grupo teve ao seu lado o rapper L7NNON, a sensação do trap MD Chefe e a funkeira MC Dricka.
5 - Nêssa
A cantora Nêssa também integra o time de artistas que podem chamar o pagotrap de seu. Dessa forma, já acumula parcerias com ÀTTØØXXÁ, Yan Cloud e Cronista do Morro. A música Taça de Vinho mistura nuances pop, trap e pagode com uma pegada mais sensual, reformulando o pagotrap à sua maneira. Dê o play com a gente!
Que tal curtir pagotrap com os amigos?
Além das plataformas de streaming, o pagotrap já começa a aparecer nas redes sociais, com perfis dedicados ao gênero, ampliando o seu alcance e número de produções. Ou seja, as coreografias e a estética própria ajudarão a dar o tom viral, assim como aconteceu com o piseiro.
Então, se você curtiu a nossa seleção de artistas que já estão desbravando o universo do pagotrap, compartilhe com os seus amigos! Dessa forma, todos ficarão antenados sobre o que é pagotrap e deixarão o repertório em dia.
The post Você sabe o que é pagotrap? Conheça o estilo musical appeared first on Cifra Club.