Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Você sabe qual era o nome de batismo de Gal Costa?

Apelido da cantora nasceu de brincadeira de produtor; Caetano Veloso foi contra a adoção

9 nov 2022 - 12h38
(atualizado às 19h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Gal Costa: relembre momentos marcantes da artista:

A cantora Gal Costa, que morreu nesta quinta-feira, 9, aos 77 anos, foi dona de uma das maiores vozes da música brasileira. A artista marcou época da Música Popular Brasileira e ficou conhecida ao cantar Meu Nome é Gal, letra que recebeu de presente de Roberto e Erasmo Carlos. Porém, Gal não era o nome de batismo da artista.

Maria da Graça Penna Burgos. Foi assim que a cantora foi registrada pelos pais quando nasceu em 26 de setembro de 1945, em Salvador, na Bahia. Porém, o apelido fez tanto sucesso que ela revolveu alterar a documentação anos depois.

Gal Costa morreu aos 77 anos
Gal Costa morreu aos 77 anos
Foto: Divulgação/Globo

"Eu inseri no meu registro o Gal. Ficou Gal Maria da Graça Penna Burgos Costa, porque quando eu viajava ficava Borges Maria, e quem é Borges Maria?", brincou em entrevista para Jô Soares em 2013.

Apelido polêmico

O apelido surgiu em uma brincadeira do produtor Guilherme Araújo, que começou chamar a cantora de Gal em vez de Maria da Graça. Porém, a mudança não foi aceita logo de cara por Caetano Veloso. 

Com o regime militar no poder, o cantor fez a ressalva que 'Gal' era a abreviatura de 'general' e que isso fazia de Gal Costa um homônimo do General Costa e Silva, que era o presidente no Brasil na época.

No entanto, Gal Costa não ligou para a opinião de Caetano e adotou o apelido para o lançamento de 'Domingo', primeiro LP. O disco foi lançado ao lado do amigo em 1967.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade