Natal: a importância da escolha dos presentes para as crianças. Expert lista sugestões!
Renata Martins ensina como fazer a alegria dos pequenos nesse fim de ano. Vem ver!
O Natal está chegando e é comum que as crianças façam os seus pedidos de presentes em cartinhas para o Papai Noel. Essa dinâmica é muito gostosa e faz parte da nossa infância, mas até que ponto podemos atender todos esses pedidos sem um filtro? Essa filtragem não é apenas o valor financeiro mas, sim, se o presente é a melhor e mais adequada escolha.
É possível vermos artigos e matérias falando sobre o malefício do uso excessivo de eletrônicos como videogames, smartphones e tablets para as crianças, porém, cada vez mais os produtos estão sendo procurados como solução para presentes. Entende-se o mal que estes trazem, porém, não é com facilidade que achemos substitutos atrativos à altura.
Crianças necessitam de desafios e aprendem a partir da brincadeira, por isso, não podemos perder a oportunidade de trabalhar o desenvolvimento cognitivo e de psicomotricidade de nossos pequenos durante o momento descontraído de diversão. Devemos olhar para trás e resgatar o que nos foi ensinado. Nossas mães, por exemplo, sem recurso algum de eletrônicos em sua época, utilizavam da criatividade de desenhos com giz de cera a brincadeiras com palito de dente para nos distrair em um restaurante e nos estimular.
Tecnologias podem ser utilizadas na educação infantil?
A tecnologia pode ser associada a essas brincadeiras, pois, também não é aconselhado que criem seus filhos alienados do mundo e sua evolução. Tem-se o exemplo do tradicional jogo "Detetive", em
...