Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O hit do Pink Floyd que David Gilmour se nega a tocar e até discorda da letra

Canção citada pelo guitarrista foi composta por Roger Waters e conta com versos que demandaram até explicação posterior de seu autor

4 abr 2025 - 18h36
Compartilhar
Exibir comentários
David Gilmour, guitarrista do Pink Floyd, em 2016
David Gilmour, guitarrista do Pink Floyd, em 2016
Foto: Matthew Eisman / Getty Images / Rolling Stone Brasil

Parte considerável da trajetória do Pink Floyd foi marcada por conflitos. Com a saída de Syd Barrett e a chegada de David Gilmour, a banda tentou operar como uma democracia, mas só passou a fazer grande sucesso quando Roger Waters começou a assumir o controle criativo, a partir de The Dark Side of the Moon (1973) — o que gerou diferenças hoje irreconciliáveis entre ele e Gilmour.

A situação chegou ao ponto de David não tocar, em carreira solo, uma das músicas mais famosas do Pink Floyd. Trata-se de "Another Brick in the Wall (Part 2)". Carro-chefe do álbum The Wall (1979), a faixa composta por Waters continuou a ser executada pela banda após a saída deste, em 1985. Porém, quando se trata de Gilmour solo, nada feito: não entra no setlist.

De acordo com o Setlist.fm, houve apenas uma ocasião em que o guitarrista aceitou tocar a canção fora do grupo. Foi em 10 de julho de 2010, quando ele realizou uma breve apresentação beneficente na Inglaterra junto a Roger, em prol de uma instituição de caridade palestina.

Mas qual é a bronca de Gilmour com "Another Brick in the Wall (Part 2)"? Em entrevista à BBC (via site Igor Miranda), ele revela discordar da letra escrita pelo ex-colega e hoje desafeto, especialmente as partes "we don't need no education" ("nós não precisamos de educação") e "teacher, leave the kids alone" ("professores, deixem as crianças em paz").

"Roger diria que tudo está no contexto, e suspeito agora que não tenho certeza de quão boa foi a ideia de lançar algo assim como single. Precisamos de professores. Roger estava falando sobre o tipo de professor que era bastante comum nas escolas deste país quando éramos crianças, mas acho que não lançaria isso como uma música agora."

Pink Floyd durante show da turnê The Wall, em 1981 -
Pink Floyd durante show da turnê The Wall, em 1981 -
Foto: Pete Still / Redferns / Rolling Stone Brasil

O que diz Roger Waters sobre "Another Brick in the Wall"

De fato, Roger Waters já disse em entrevistas que esta música não é antieducação e pertence a um contexto. Segundo ele, dizer "não precisamos de educação" representa uma passagem satírica dentro da narrativa conceitual do álbum — e do filme, lançado já no início dos anos 1980.

Roger Waters -
Roger Waters -
Foto: Kevin Winter / Getty Images / Rolling Stone Brasil

O top 5 de David Gilmour em shows solo

O repertório dos shows de David Gilmour em carreira solo é composto majoritariamente por músicas dos tempos de Pink Floyd. O top 5 de canções mais executadas — com direito a um empate no quinto lugar — são:

  1. Comfortably Numb (tocada 192 vezes)
  2. Run Like Hell (125)
  3. Wish You Were Here (122)
  4. High Hopes (117)
  5. Breathe (Reprise) e Time (107 cada)

+++ LEIA MAIS: O músico que era a alma do Pink Floyd, segundo David Gilmour

+++ LEIA MAIS: As 3 únicas bandas maiores que Pink Floyd, segundo a Forbes

+++ LEIA MAIS: A origem do "feeling" de David Gilmour na guitarra, segundo o próprio

+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram

+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade