Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O músico que elevou o patamar do rock brasileiro, segundo Dinho Ouro Preto

Cantor do Capital Inicial exalta a importância de um dos maiores compositores do país e destaca seu impacto na música brasileira

28 mar 2025 - 17h12
Compartilhar
Exibir comentários
Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial
Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial
Foto: Mauricio Santana / Getty Images / Rolling Stone Brasil

Nos anos 1980, o rock brasileiro viveu um de seus momentos mais emblemáticos, com bandas que moldaram a identidade musical do país. Nomes como Os Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Kid Abelha e Titãs ajudaram a consolidar o gênero e marcaram gerações. Dentre os diversos artistas, para Dinho Ouro Preto, há um que se destaca. 

O vocalista do Capital Inicial é reconhecidamente um admirador de Renato Russo. O cantor da Legião Urbana, falecido em 1996, teria completado 65 anos na última quinta-feira, 27, e Dinho não deixou a data passar em branco.

Por meio de um post feito em suas redes sociais, ele disse:

"Salve, amigos. Hoje o Renato faria 65 anos! Pode? Eu sei que já enchi o saco de todo mundo de tanto falar do Renato, mas é que eu acredito que se não fosse por ele, eu nunca teria me tornado um músico. Acho que se não fosse por ele, o rock brasileiro nunca teria tomado a dimensão que tomou. Se não fosse por ele, o rock brasileiro nunca alcançaria a qualidade que hoje todos conhecemos. Na minha opinião ele é inigualável. Ninguém mais canta como ele. Não há mais quem consiga botar em palavras o que sentimos e não sabemos verbalizar. Só ele. Por isso é preciso sempre celebrá-lo e ouvir a sua obra. Viva o Renato e viva a Legião Urbana!"

Em 2024, o vocalista do Capital Inicial prestou homenagem a Russo, chamando-o de "o maior nome do rock brasileiro". Na publicação (via site Igor Miranda), o artista falou que conheceu o amigo aos 16 anos e relembrou como frequentava os ensaios da Aborto Elétrico — banda que mais tarde daria origem ao seu grupo e à Legião Urbana. Nostálgico, o músico recordou os momentos vividos ao lado do cantor e concluiu que teve uma boa companhia na adolescência.

Relação de Dinho Ouro Preto e Renato Russo

Dinho Ouro Preto participou do Podpah (via Whiplash) em 2021. No episódio, o músico contou sobre sua relação com Renato Russo e relatou a influência que o artista tinha:  

"Eu entendia que ele exercia um papel de liderança. Ele lia muito, ficava dando livros para a gente ler. Ele indicava filmes, trabalhava na Cultura Inglesa lá em Brasília. Ele era muito chegado a ler jornais, sabia o que estava acontecendo fora do Brasil, o cenário das bandas. A gente ia para lá para saber quais eram as novidades, conselhos sobre o que ouvir. Rolava festivais de cinema dentro da Cultura Inglesa. Era um cinema alternativo. Alemão, Italiano e Francês. Era muito legal."

O cantor do Capital Inicial ainda destacou a inteligência do amigo, descrevendo-o, até mesmo, como uma enciclopédia. Para o artista, Russo era uma pessoa bastante culta e tinha conhecimentos variados sobre cinema, música e literatura. 

+++ LEIA MAIS: Entre o palco e o sítio: Dinho Ouro Preto comemora 60 anos admitindo ser 'caseiro', 'cinéfilo' e apaixonado por corrida

+++ LEIA MAIS: Dinho Ouro Preto reflete legado de 40 anos do Capital Inicial e revela segredo da longevidade: 'Sempre olhando para o futuro' [ENTREVISTA]

+++ LEIA MAIS: Dinho Ouro Preto abre jogo sobre excesso de drogas: 'Incrível eu ter sobrevivido'

+++ LEIA MAIS: Dinho Ouro Preto entra nos trending topics ao listar todas as doenças que teve, de dengue a Covid-19: 'Highlander brasileiro'

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade