No final, Cid Moreira teve carreira ofuscada por polêmica
Briga por patrimônio entre filhos e esposa deixou de lado as homenagens que jornalista merecia em vida
Primeiro apresentador do "Jornal Nacional", Cid Moreira tem muito a ser celebrado na história do jornalismo e da TV Globo. Os últimos anos, no entanto, viram polêmicas tomarem o lugar de uma carreira de sucesso, com uma disputa envolvendo sua atual esposa, Fátima Sampaio Moreira, e seus filhos.
A alegação era de que o âncora vinha tendo seu patrimônio dilapidado aos poucos, com bens sendo vendidos de maneira discreta. A briga era para administrar o dinheiro de Cid, alegando idade avançada. Sempre lúcido, o jornalista tratou de negar qualquer problema de saúde e afirmou tomar decisões de maneira consciente. Houve até mesmo acusação de cárcere privado.
Com uma carreira longa e 97 anos de vida, Cid Moreira viu o tempo de ganhar homenagens por seu trabalho acabar sendo tomado por uma série de notícias especulando sobre sua saúde. Ao invés de receber os tributos por décadas de um esforço marcante para a história da televisão brasileira, acabou reduzido ao noticiário de subcelebridades.
Para a sua sorte, nada disso apaga o que construiu. Na memória do país inteiro, sua voz marcante no "Jornal Nacional", no "Fantástico" e até mesmo lendo a "Bíblia", tem lugar cativo.