Os melhores filmes de 2024, segundo John Waters
Ator e cineasta de sucesso, John Waters listou seus 10 filmes favoritos do ano de 2024; confira!
Quando se trata de cinema, John Waters é uma voz irreverente e única. Responsável por longas de sucesso como "Pink Flamingos" (1972), "Hairspray — E Éramos Todos Jovens" (1988) e "Cry-Baby" (1990), o cineasta e ator estadunidense listou — a pedido do Vulture — um Top 10 com seus filmes favoritos do ano de 2024.
Destacando produções que desafiam convenções e abraçam a ousadia, em um ano dominado por blockbusters, ele celebra obras que continuam a provocar e emocionar, mantendo viva a essência do cinema subversivo. Seus escolhidos são para aqueles que buscam mais do que simples entretenimento, oferecendo uma experiência cinematográfica que choca, surpreende e, acima de tudo, desafia os limites da arte.
Confira 👇
1. Love Lies Bleeding: O Amor Sangra
2. Queer
Opinião de Waters: "Daniel Craig pode estar fazendo 'queerbaiting' ao interpretar o papel de um beatnik gay, alter-ego de William Burroughs, mas eu apoio totalmente. Ele está absolutamente brilhante e até tem uma cena de 'snowball', uma lembrança feliz de um ato sexual que eu havia esquecido há muito tempo. Ah, se os homos de hoje fossem tão radicais, eu seria um queer muito mais feliz."
3. O Brutalista
Opinião de Waters: "Uma épica fria como concreto em VistaVision (!) sobre a crueldade da arquitetura e a agonia de estar à frente do seu tempo, com Adrien Brody e Guy Pearce se destacando como grandes favoritos ao Oscar. Sim, a duração é de 3,5 horas, mas a única coisa que é longa demais é o intervalo."
4. Hard Truths
Opinião de Waters: "Um retrato horrivelmente triste e às vezes hilariamente engraçado da mulher mais amargurada da história do cinema. Ela é uma mãe horrível e uma esposa terrível, e todos ao seu redor estão atormentados pela dor, exceto o público, que aos poucos começa a torcer por ela. Uma experiência miserável que vou guardar para sempre."
5. Messy
Opinião de Waters: "Um indie rápido e espirituoso de uma nova cineasta (que também estrela o filme) que lembra o melhor das comédias de Woody Allen, mas com um tema bem diferente: mulheres hipsters e suas dependências sexuais. É brilhante, é rude, é perspicaz e é quente. Fico feliz que os jovens ainda estejam bravos e confusos sobre o namoro."
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6. Coringa: Delírio a Dois
Opinião de Waters: "Finalmente, uma história de amor com a qual me identifico. Tão insano, tão bem pensado, tão bem dirigido, tanta fumaça! É Jailhouse Rock encontra Busby Berkeley com um 11 de setembro que é entretenimento! Um final que fará você balançar a cabeça em espanto cinematográfico. Críticos estúpidos. Gaga tão boa. Coringa tão certo. Morram, idiotas, morram!
7. Femme
Opinião de Waters: "Um conturbado caso de amor S&M entre uma drag queen negra (Nathan Stewart-Jarrett) e um agressor gay branco (George MacKay) que dá um novo significado ao jogo de papéis sexuais. Butch? Femme? É tudo drag quando se trata de ser 'top' ou 'bottom'. Cada homem mata aquilo que ama, de fato."
8. Emilia Pérez
Opinião de Waters: "The Rocky Cartel Horror Picture Show: Este musical-dramático extremamente original sobre o cartel de drogas mexicano e seu chefe trans do crime se escondendo à vista de todos prova que você pode cantar sobre qualquer coisa em um filme, desde que seja bem dirigido. Neste momento, estou cantando, 'Está em 8º lugar na minha lista', e quem sabe, talvez eu faça um filme sobre isso."
9. Babygirl
Opinião de Waters: "Ok, os heteros também estão na vanguarda este ano. Nicole Kidman continua se arriscando muito em sua carreira e merece nossa saudação. Aqui, ela uiva, ela geme. Ela é uma puma verbal poderosa no topo de sua carreira executiva de negócios que conhece um estagiário dominante e humilde que a faz beber leite de uma tigela como... como... bem, como uma b***ta."
10. Viet and Nam
Opinião de Waters: "Quem poderia tirar os fantásticos novos filmes de Pedro Almodóvar, Sean Baker e Guy Maddin da minha lista deste ano? Eu vou te dizer quem, e eles provavelmente entenderão por que estou dando o lugar a esse novo (para mim) cineasta. É um drama estranho e surpreendentemente assustador sobre dois jovens mineiros de carvão gays, um dos quais lambe o sangue de seu parceiro e o outro come cera das orelhas de seu amante antes de fugirem juntos para terras estrangeiras como imigrantes em um contêiner flutuante condenado. É uma beleza."
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