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Panorama da Arte Brasileira aposta na temperatura máxima e na ideia de transformação; veja destaques

Exposição que ganhou o subtítulo de 'Mil Graus', com entrada gratuita até janeiro, no MAC, reúne artistas de todo o País, além de nomes como o de Dona Romana, líder espiritual da Serra da Natividade

3 out 2024 - 20h11
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De obras produzidas a partir do barro, das pedras ou do algodão a vídeo-performances e estruturas digitais, o 38º Panorama da Arte Brasileira apresenta, a partir deste sábado, 5, uma seleção de peças reunidas em torno de um conceito comum: o calor-limite, estado físico ou metafísico em que tudo se transforma. Sob o mote Mil Graus, em referência à gíria que determina situações incríveis ou estados de tensão absoluta, a mostra bianual reúne 24 artistas e coletivos de diferentes estados, técnicas e origens que dialogam, de alguma forma, com conceitos como o fogo, o calor e a transmutação.

Obra 'Carta marinha com salamandra', 2024, de Paulo Nimer Pjota em exposição no 38º Panorama da Arte Brasileira: Mil Graus
Obra 'Carta marinha com salamandra', 2024, de Paulo Nimer Pjota em exposição no 38º Panorama da Arte Brasileira: Mil Graus
Foto: Gui Gomes/ Divulgação / Estadão

Com curadoria de Germano Dushá, Thiago de Paula Souza e Ariana Nuala, a exposição, tradicionalmente realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), acontecerá no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. A mudança de local acontece devido à reforma da marquise do Parque Ibirapuera, onde o MAM está sediado.

Para Ariana Nuala, curadora adjunta, o próprio conceito abre espaço para extrapolações. "Como qualquer gíria, 'Mil Graus' tem uma nuance. Nós não estamos presos a formalidades, convenções, não estamos preocupados em denominar, categorizar elementos", diz. "Esse exercício é, talvez, sobre entender um grau de práticas que são intensas, e intensas em diferentes aspectos - às vezes politicamente, às vezes em uma perspectiva de festa. É uma premissa de trazer essa complexidade ligada à espiritualidade, à matéria, às dimensões políticas, sociais e ecológicas."

Para Thiago, o Panorama foi capaz de criar uma verdadeira amálgama entre artistas muito distintos. "Nós temos pessoas de todas as regiões, idades, mídias, contextos, práticas, estéticas e conceitos. Criamos uma espécie de sistema energético."

Esses encontros e diálogos se dão, inclusive, em termos físicos. Na exposição, Paulo Pires, artista que trabalha com pedras, é apresentado em um contexto de proximidade com mestre Nado, ceramista de Olinda, e Maria Lira Marques, compondo uma mesma paisagem - ao fundo, uma imagem enorme do sítio espiritual de dona Romana em Tocantins.

Outro paralelo traçado pelos curadores é entre Laís Amaral (RJ) e Marlene Almeida (PB). "Laís é carioca, tem 34 anos, tem muito daquela coisa da pintura quase clássica e Marlene é uma pesquisadora de 82 anos que mistura mineralogia, geografia, geologia e filosofia", explica Dushá. "Elas chegam em lugares muito próximos, mas por vias muito distintas."

Jayme Figura, único artista não vivo da lista - ele faleceu durante a concepção do panorama - é apresentado em proximidade a Antonio Tarsis, de quem foi uma espécie de mentor informal. "Quando Tarsis começou a se entender como artista, parte do seu processo de aprendizagem passou a ser caminhar pelo centro de Salvador. Ele via muito o Jayme nas ruas, e por isso optamos por aproximar os trabalhos", explica Dushá. "Todos esses diálogos são muito intensos e muito distintos. Era exatamente o que queríamos: são esses atritos, esses encontros que nos interessam. São ecos."

38º Panorama da Arte Brasileira: Mil Graus

  • Curadoria: Germano Dushá, Thiago de Paula Souza
  • Curadoria-adjunta: Ariana Nuala
  • Data: 5/10 a 26/1. 3ª a domingo, das 10h às 21h
  • Local: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), térreo e 3º andar - Av. Pedro Álvares Cabral, 1.301
  • Gratuito
  • Mais informações em: mam.org.br/38panorama

Sítio espiritual de dona Romana em Natividade, TO.
Sítio espiritual de dona Romana em Natividade, TO.
Foto: Emerson Silva/ Divulgação / Estadão
Estadão
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