Segunda, 16 de junho de 2003, 20h21
|
O símbolo do evento
Foto: Rogério Lorenzoni / Terra
|
Sempre que o assunto é homossexualidade, a bandeira do arco-íris está lá. Até algum tempo atrás, no entanto, o símbolo da comunidade de gays e lésbicas era representado por um triângulo rosa vazado – inicialmente utilizado pelos nazistas para identificar homossexuais em campos de concentração.
A bandeira com o arco-íris - reconhecida pelo Congresso Internacional de Fabricantes de Bandeiras – surgiu quando em 1978 um ativista pediu para Gilbert Baker criar um símbolo para a sua comunidade. Baker projetou uma bandeira com oito listras: rosa, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. De acordo com ele, as cores representaram, respectivamente: sexualidade, vida, cura, sol, natureza, arte, harmonia e espírito.
Essa bandeira, no entanto, não foi produzida, porque a cor rosa não estava disponível para produção em massa. A bandeira acabou ficando apenas com sete listras, até que em 1978, um supervisor assumidamente homossexual foi assassinado. Para demonstrar poder e solidariedade, o Comitê da Parada do Orgulho decidiu usar a bandeira de Baker.
O comitê eliminou a faixa de cor índigo para que pudessem dividir as faixas uniformemente ao longo da rua, seis em cada lado. Esta é a versão mais utilizada hoje, com as cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e púrpura, que representam a diversidade da comunidade.
Redação Terra
|