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Paramount e Max podem se fundir para acirrar disputa com a Netflix

A Paramount está buscando um possível parceiro para uma fusão e mira na Max, do grupo Warner Bros. Discovery e em uma empresa de tecnologia não identificada.

2 jul 2024 - 23h39
(atualizado em 3/7/2024 às 05h54)
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A Paramount Global está estudando possíveis parceiros para uma fusão, e aposta na Max como um dos principais nomes. A razão para esse movimento é criar um streaming mais completo e robusto que possa concorrer com grandes marcas como a Netflix e o Disney+, que em junho deste ano se fundiu ao Star+.

Foto: Reprodução/Warner Bros Discovery, Paramount / Canaltech

De acordo com o veículo estadunidense The Verge, fontes confiáveis revelaram que o CEO da Warner, David Zaslav, mostrou interesse na parceria com a Paramount, e chegou a negociar com Bob Bakish, o CEO da marca, no final de 2023, mas em janeiro deste ano ambos não conseguiram concluir a parceria.

Ao mesmo tempo que mira na Max, a Paramount também olha para uma plataforma de tecnologia. Quem confirmou isso foi o próprio co-CEO da empresa, Chris McCarthy, em uma reunião com funcionários no dia 25 de junho."O que eles não têm é nossa escala de conteúdo e, juntos, faremos uma combinação muito poderosa para gerar mais minutos e maiores lucros", garante.

A Paramount busca um parceiro para se fortalecer no mercado do streaming. (Divulgação/Paramount)
A Paramount busca um parceiro para se fortalecer no mercado do streaming. (Divulgação/Paramount)
Foto: Canaltech

Os benefícios da fusão

Se o acordo entre Paramount e Warner Bros. (responsável pela Max) vingar, poderá significar uma programação mais diversificada e menos motivos para os assinantes cancelarem. Além disso, pode melhorar os resultados financeiros das duas empresas.

Em fevereiro de 2024 as ações da Warner Bros. caíram 10% após a empresa não atingir as metas dos analistas para lucros e receitas. Em 2023 essa queda foi de 47%. Vale lembrar também que o Max tem cerca de 100 milhões de assinantes globais, com 52,7 milhões nos EUA, enquanto o Paramount+ encerrou seu primeiro trimestre de 2024 com 71 milhões de assinantes. 

A título de comparação, o último levantamento global da Netflix indicou que a empresa tem 260 milhões de assinantes em todo o mundo. Só em 2023,  foram feitas mais 13,1 milhões de assinaturas na plataforma.

O relatório de quotas de mercado de serviços SVOD (Subscription Video on Demand) feito pelo Justwatch com 3.5 milhões de usuários, no segundo trimestre de 2024 também mostra que a Netflix continua na dianteira, mantendo 26% das quotas, o equivalente a soma do Disney+ e Max.

Netflix continua sendo o streaming mais usado pelos brasileiros. (Divulgação/Justwatch)
Netflix continua sendo o streaming mais usado pelos brasileiros. (Divulgação/Justwatch)
Foto: Canaltech

O futuro dos streamings

Esse movimento da Paramount em buscar um parceiro comercial e econômico corrobora uma teoria que os principais especialistas do mercado de entretenimento defendem; a de que há muitos streamings disponíveis em relação ao público pagante. Há a especulação de que apenas quatro ou cinco plataformas conseguirão se manter, enquanto os outros precisarão ser incorporados às já existentes.

O futuro da Paramount+ ainda é incerto, mas além de tentar uma fusão a marca também pode licenciar alguns de seus conteúdos como a Disney e Warner Bros. tem feito com a Netflix.

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