Personagem autista é capa de nova revista da Turma da Mônica
Menino André vem aparecendo cada vez mais nas histórias para que as famílias passem a entender melhor as crianças nesta condição especial
Um personagem autista ganhou destaque na capa da revista da Turma da Mônica de julho. Criado em 2003, principalmente para conteúdos institucionais, o menino André vem aparecendo cada vez mais nas histórias para que as famílias passem a entender melhor as crianças nesta condição especial, também chamada de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
A revista Turma da Mônica nº 51, da Editora Panini, é intitulada "Tem lugar pra todo mundo nessa turma". A história se passa durante as comemorações dos 60 anos dos Estúdios Mauricio de Sousa, que recebe a visita de André. Depois de descobrir uma passagem secreta, o menino vai se aventurar com a "turminha" mais conhecida do Brasil.
No decorrer da história, ele repete frases ou palavras que ouve de outras pessoas ou da TV. É assim que a equipe de Mauricio de Sousa mostra um dos sintomas do autismo, conhecido como ecolalia.
“A participação cada vez maior do André nas histórias da Turminha é importante para mostrar para a criançada de um jeito lúdico como todos ganham ao conviver com as diferenças", diz Mauricio de Sousa. "Além disso, temos muito fãs dentro do Transtorno do Espectro do Autismo e queremos que eles se sintam representados".
Para o editor da Revista Autismo, Francisco Paiva Jr., a presença do personagem na revista provoca um processo de conscientização mais natural sobre autismo. Ele afirma que essa forma de apresentar o tema é diferente das cartilhas e materiais mais didáticos, que são voltados ao público em geral, não só aos já interessados no assunto. "Contribui com o diagnóstico e tratamento precoces", afirma Francisco Paiva Jr.
A revista Turma da Mônica 51 já nas bancas. Também é possível ler algumas páginas da história no site www.revistaautismo.com.br.
Veja também: