PL busca reverter erro histórico, anexando parte de Viamão à Porto Alegre
Câmara de Vereadores discute projeto para corrigir erro cartográfico do século 19 e ampliar limites municipais com Viamão. Moradores expressam apoio.
A Câmara de Vereadores de Porto Alegre realizou uma audiência pública para discutir a proposta da prefeitura de anexar a área conhecida como "Passo das Quirinas" ao território da capital gaúcha. O projeto visa corrigir um erro cartográfico histórico que transferiu mais de 580 hectares para Viamão no final do século 19.
O presidente do debate, Moisés Barboza (PSDB), explicou que para efetivar a devolução do terreno, ambos os legislativos municipais precisam aprovar projetos idênticos. Vereadores de Viamão já deram seu aval ao projeto. Barboza também abordou a demanda da comunidade "26 de agosto" de ser incluída na transferência administrativa, destacando que isso será considerado após a aprovação inicial.
Durante a audiência, vereadores como Idenir Cecchim (MDB), Jessé Sangalli (Cidadania) e José Freitas (Republicanos) expressaram apoio à iniciativa. Moradores do "Passo das Quirinas" destacaram as dificuldades enfrentadas devido à atual situação, enfatizando a falta de acesso a serviços públicos municipais de Porto Alegre.
A área em questão, o "Passo das Quirinas", abrange 6,10 quilômetros e está localizada no limite da Zona Leste de Porto Alegre com Viamão. A proposta visa não apenas corrigir um erro histórico, mas também melhorar a prestação de serviços públicos na região.