Praias de Belém Novo e Lami liberadas para banho: Conforme relatório de balneabilidade do Dmae
Condições propícias para o verão: Belém Novo e Lami com águas próprias para banho
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) divulgou hoje o relatório de balneabilidade das praias de Belém Novo e Lami, em Porto Alegre. Segundo os dados, as praias estão dentro dos padrões estabelecidos pela Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente, garantindo águas próprias para banho e lazer.
De acordo com os critérios da resolução, que exigem que 80% das análises das últimas cinco amostras apresentem uma contagem de Escherichia coli inferior a 800 NMP/100 mL, e que a última amostra não ultrapasse 2000 NMP/100 mL, as praias de Belém Novo e Lami foram consideradas próprias para banho. Além disso, o pH da água manteve-se na faixa ideal de 6,0 a 9,0.
Em Belém Novo, os postos de banho analisados - Praça José Comunal (Posto 1), Praia do Leblon (Posto 2) e Praça do Veludo (Posto 3) - apresentaram condições propícias para atividades aquáticas. Enquanto isso, em Lami, os pontos de acesso pela Rua Luiz Vieira Bernardes (Posto 1 e Posto 2) e na Avenida Beira Rio (Posto 3) foram aprovados para banho.
A confirmação da balneabilidade dessas praias é uma excelente notícia para os moradores e visitantes da região, oferecendo mais opções seguras de lazer à beira do Guaíba durante a temporada de verão.