|
Filezinho Bom Demais |
Tradição dos melhores botecos mineiros chega a Moema com o bar Alferes
Em ambiente agradável de boteco chique, o bar abre dia e noite e oferece vasto cardápio
de especialidades vindas da capital mineira, considerada a verdadeira terra dos botecos
Com tantos bares cariocas pipocando pela cidade, fazem falta endereços inspirados na verdadeira terra dos botecos: Belo Horizonte. É por isso que os fãs dos quitutes e das boas aguardentes mineiras acabam de ganhar o Alferes, localizado na rua Graúna, em Moema. Batizado segundo um “causo” – como cabe a uma boa casa mineira –, o Alferes tem uma história curiosa, bem típica de mesa de bar. Um dos sócios é descendente de Tiradentes, o grande herói da Inconfidência Mineira. Como prova de que não é “papo de mineiro”, uma comenda concedida ao tio desse sócio pela Câmara Municipal de Pouso Alegre decora uma das paredes centrais do Alferes – nome que faz referência à patente do Exército ocupada por Tiradentes e que se tornou, mais tarde, um dos apelidos do herói.
Concorra a um delicioso Mexidão ou um Filezinho Bom Demais!
Leve 3 amigos ao bar Alferes e ganhe 10% de desconto + 01 cerveja nacional. Só para Assinantes!
Visite o site do bar Alferes
Mineiro que é mineiro belisca a tarde toda
Conversa vai, conversa vem, o que há de conquistar mesmo a clientela é o cardápio do bar. Elaborado após uma pesquisa “in loco” sobre os melhores pratos e petiscos do famoso concurso Comida di Buteco, que acontece anualmente em Belo Horizonte, e com alguns dos mais importantes restaurantes de comida mineira daquela região, o menu traz uma boa variedade de pequenas e grandes delícias dificilmente encontradas por aqui – só a parte de petiscos oferece 34 receitas.
o caso do Jiló à Milanesa com Parmesão, que é frito e excelente companhia para a cerveja gelada; o Bolinho de Feijão traz nove unidades de massa frita feita com feijão fradinho temperado; entre as especialidades, o Pastel de Angu, tem massa à base de farinha de fubá – o conhecido angu – recheada com acém e cebola batidinha; o Bolinho de Mandioca com Calabresa e Catupiry, também com seis unidades, merece atenção especial e o Lambari Frito. Para os dias mais frios, vale experimentar, entre as sugestões de caldos, a Canjiquinha com Costelinha, o Caldo de Vaca Atolada e o Caldo de Mocotó. “Esses caldos são petiscos muito apreciados nos bares belo-horizontinos”.
Quem prefere porções maiores pode optar pela Moela de Botequim, dourada em alho, cebola e bacon, ensopada no creme de cebola com pedacinhos salpicados de cebolinha e pimentão e servida com fatias de pão francês, ou pela deliciosa Alcatra na Cerveja Preta, que vem em cubos, refogada em creme de cebola, molho de tomate e cerveja preta, acompanhada também de pão fatiado. E tem também o famoso “Filezinho Bom Demais”, cubos de filé mignon acebolado, cobertos com requeijão cremoso e mussarela na chapa quente. “ É bom mesmo!” , dizem os clientes ao provar esse petisco.
Mineiro que é mineiro come muito bem
Conhecida como uma das mais ricas do Brasil, a cozinha mineira está representada no Alferes não somente por petiscos, mas pelos fartos pratos que compõem a segunda parte do cardápio. Sempre para duas pessoas, as sugestões são servidas no almoço e no jantar e incluem clássicos como o Tropeiro com Bife de Lombo, lombo acompanhado de arroz, feijão tropeiro e couve com bacon, o Galope, frango refogado e pé de porco bem temperadinhos, acompanhados de arroz e angu, outra boa pedida é a suculenta Costela de Boi Moiada , preparada ao molho de tomate e temperos. O prato é servido com arroz, angu e couve refogada com bacon.
Receita imperdível, o Lombo no Melado de Cana grelhado com molho especial de melado de cana, batido com manga e abacaxi, acompanha purê de batata e farofa. A casa também dá seu toque especial a especialidades tradicionais, como no caso da Rabada com Mandioquinha e Agrião, também acompanhada com arroz e angu e da Vaca Atolada – saborosa costela ensopada na mandioca, com bastante tempero mineiro, acompanha arroz e couve refogada no bacon. O Alferes sugere, além da composição de cada prato, alguns acompanhamentos à parte, como Feijão Tropeiro, Farofa e Tutu de Feijão. Os acompanhamentos também vêm em porções para duas pessoas.
Para a sobremesa, impossível não fixar os olhos no Doce Especial Misto , uma charmosa mini-degustação dos mais variados docinhos caseiros: doce de leite, bananada, cocada, cocada com leite, doce de goiaba e doce de abóbora.
Mineiro que é mineiro bebe “demais da conta”
As cervejas de garrafa são o carro-chefe do Alferes. Marcas nacionais como Bohemia, Itaipava, Serramalte e Original chegam geladíssimas à mesa, em companhia de encorpadas cervejas importadas, como as uruguaias Norteña e Patricia e as alemãs Erdinger, Warsteiner e HB. É a carta de caipirinhas, no entanto, que surpreende: além de opções diferentes como a de manga com pinga ou vodca) e a de limão cravo e galego, o cliente pode encontrar a exclusiva Caipirinha Especial Alferes, feita à base de limão e cerveja.
A parte de aguardentes inclui diversas marcas de cachaças, trazendo rótulos como Salinas, Espírito de Minas, Nega Fulô, Reserva do Gerente e a Parol, figurinha difícil em grande parte dos estabelecimentos da cidade. Outra preciosidade é a aguardente Anísio Santiago (Havana).
Mineiro que é mineiro gosta de pôr o pé pra fora
Localizado em um comprido casarão na rua Graúna 87, o Alferes guarda uma agradável surpresa: após o largo salão da entrada e do bar-corredor que dá vista para o salão dos fundos, um pouco mais estreito, encontra-se uma deliciosa área aberta. Rodeada por plantas e pequenas árvores, a área tem chão de pedregulhos e mesinhas distribuídas por toda sua extensão.
A parte interna do bar tem chão quadriculado em preto e branco, mesas redondas e quadradas em madeira, e paredes com fotos e gravuras antigas. Na decoração, peças antigas doadas por familiares dos sócios ou adquiridas em feiras e mercados de pulgas. Também compõe o ambiente um balcão de bar com baquetas altas, para que os clientes possam bebericar enquanto esperam por uma mesa.
O telão e as três televisões estrategicamente colocadas transmitem jogos de futebol nos dias de “clássicos”, mas rotineiramente exibem clipes e shows de MPB. Tudo em som ambiente, para permitir que o papo role solto noite adentro.
|