Terra
E-mail Chat Índice
 
 
Diversão  >  Concurso Cultural Chá das cinco com vampiro
 notícias por e-mail fale conosco  

 Sites relacionados
Blog
Conexão Disney
Fotolog
Fotosite
GLS Planet
Guia de Cidades
MTV
Mundo das Crianças
Palavras Cruzadas
Portal Literal
Rádio Terra
Teatro Chik
Videokast
Virtual Books

 Fale conosco
Participe e envie suas sugestões aqui!

 Boletim
Receba as novidades por email. Grátis!

 
Arte e Cultura












CHÁ DAS CINCO COM O VAMPIRO
De Miguel Sanches Neto

Um romance sobre a solidão do escritor

Concorra a livros!


O total desencantamento com as amizades em um meio literário sufocante motivou Miguel Sanches Neto a escrever este romance de pinceladas autobiográficas. Chá das Cinco com o Vampiro conta a história de Beto, um jovem aspirante a escritor que, assim como o autor, troca sua pequena cidade natal por Curitiba, onde se transforma em jornalista respeitado e se vê envolvido num círculo vicioso de mesquinhez e inveja.

Longe da rotina de brigas com o pai alcoólatra e a mãe superprotetora, o protagonista encontra a independência almejada e se aproxima de um escritor excêntrico, de quem se faz discípulo. No entanto, a amizade dos dois não dura, e Beto logo entra para o rol dos inimigos do autor, conhecido pela paranóia em manter sua privacidade.

O resultado do caminho literário escolhido por Sanches Neto em Chá das Cinco com o vampiro é um livro que envereda com sucesso pelo gênero romance de formação. Valendo-se de personagens que lutam com sua incompletude, o autor usa a história antiépica do jovem em busca de si mesmo para refletir sobre a solidão do escritor. Paralelamente, traça um painel ácido do mundo literário, com seus personagens quixotescos e suas batalhas de ego.

O que emerge dessa combinação é um livro maduro, que mostra que a sensação de não-pertencimento pode significar a ruína de um homem — mas também sua redenção. Através de personagens marcados pela falta — de vida, de amor, de reconhecimento —, Sanches Neto revisita ainda temas universais da literatura, como a superação do pai pelo filho, a luta do discípulo para encontrar um caminho próprio e o conflito modernidade versus tradição.
           
Sobre o autor:
Miguel Sanches Neto nasceu em 1965, em Bela Vista do Paraíso, norte do Paraná. Em 1969, mudou-se para Peabiru, onde passou a infância. Doutor em letras pela Unicamp, e autor de romances como Chove sobre Minha Infância, Um Amor Anarquista e A Primeira Mulher, e do livro de contos Hóspede Secreto. Desde 1994, é colunista do jornal curitibano Gazeta do Povo. Recebeu o Prêmio Cruz e Sousa (2002) e o Binacional das Artes e da Cultura Brasil-Argentina (2005). Mora em Ponta Grossa (PR).