Alma tem 17 anos, é bonita e aparentemente frágil, auto-confiante e inquieta. Sua vida e rotina pouco diferem das demais meninas de sua idade: escola, programas com seu grupo de amigas, tédio e impaciência na relação com a família. Até o dia em que vê um caderno roxo numa vitrine e, por puro impulso, o compra. A partir daí, acontecimentos horripilantes começam a se suceder. Todos descritos em detalhes nas páginas do caderno. Mas antes de acontecerem, com a letra dela. Alma não se lembra de ter escrito nada.
Escuridão, livro de estreia da italiana Elena P. Melodia, virou uma verdadeira febre na Europa. Quem é Alma, na verdade? Quem é Morgan, seu misterioso amigo de escola, que parece ter respostas para o que está acontecendo? São apenas algumas das perguntas que movimentam uma verdadeira legião de fãs adolescentes. A autora acredita, no entanto, que a história tem força suficiente para atingir também o público adulto: "Acho que todos podem se identificar no livro porque ele é, no fim das contas, uma história sobre o amadurecimento. Sobre a viagem, muitas vezes irregular, que todo ser humano faz até descobrir quem verdadeiramente é."
Ao longo da trama, revela-se que Alma, numa espécie de sonambulismo, escreve cenas de assassinatos que vêm a se realizar dias depois. A jovem protagonista de Escuridão precisa, além de descobrir a origem dessas premonições, evitar que elas envolvam suas melhores amigas, Naomi, Agatha e Seline, e o misterioso Morgan, por quem sente-se estranhamente atraída. “As minhas histórias nascem invariavelmente a partir das minhas próprias experiências. Eu sofro de sonambulismo, é comum acordar assustada no meio da noite por causa de um sonho. Na manhã seguinte não consigo lembrar direito deles mas a sensação de angústia da premonição permanece”, explica Melodia, que é leitora assídua de obras de fantasia.
SOBRE O AUTOR:
Elena P. Melodia nasceu em Verona, onde mora atualmente com o namorado e seus dois cães, Watson e Muttley. Formada em Belas Artes, com especialização no período clássico, foi coordenadora do departamento de ficção para adolescentes em uma grande editora antes de aventurar-se na escrita por conta própria. Escuridão é seu primeiro romance.