Divulgação |
|
Lobos do Mar |
|
Lobos do Mar
Torben Grael, o melhor velejador
brasileiro, revela como foi comandar o Brasil 1 na
lendária regata de volta ao mundo
Depois de se tornar o maior medalhista olímpico do esporte brasileiro, ganhando cinco medalhas — sendo duas delas de ouro —, Torben Grael decidiu realizar o sonho de todo velejador: participar da regata de volta ao mundo.
Concorra a exemplares
No dia 5 de novembro de 2005, Grael embarcou na maior aventura de sua bem-sucedida carreira. Foi nessa data que começou a última edição da mítica regata de volta ao mundo, a Volvo Ocean Race, que ele disputou a bordo de um superveleiro construído no Brasil, o Brasil 1. O ponto de partida foi o cais de Vigo, na Espanha. Nove meses e 31.250 milhas náuticas depois, o velejador e sua tripulação cruzavam a linha de chegada da competição, em Gotemburgo, na Suécia, em clima de apoteose.
Lobos do mar narra esta aventura, que foi acompanhada por milhares de brasileiros e durou nove meses. Mares revoltos, acidentes, ondas gigantes, temperaturas extremas...Nesse período, Torben e os outros tripulantes enfrentaram obstáculos de todos os tipos, chegando a ficar cara a cara com a morte em alguns momentos.
O Brasil 1 terminou a regata em cima do pódio, consagrando-se como um dos destaques da Volvo Ocean Race. Para chegar lá, o barco de 70 pés e 15 toneladas teve de enfrentar de calmarias (para um veleiro, um mar sem vento pode ser tão ruim quanto uma tempestade) a intempéries. Por causa das águas revoltas de vários trechos, as sete modernas embarcações que disputaram o primeiro lugar sofreram danos sérios. Partes importantes dos barcos foram parar no fundo do oceano. Uma das embarcações chegou a afundar. Outra viu um de seus tripulantes ter um destino trágico
As muitas dificuldades, no entanto, não impediram Torben de fazer história. Aliando sua vasta experiência no mar com muita garra, ele provou que os brasileiros também sabem brilhar em regatas de oceano. Lobos do Mar acompanha toda a jornada de Torben e de seus companheiros de volta ao mundo. Da criação do Brasil 1 ao pódio mais do que um raio-x de um evento esportivo único, o livro é um relato emocionante da luta de um grupo de homens para superar os seus limites.
Sobre o Autor:
Torben Grael, 47, nascido em São Paulo e criado em Niterói, é casado com Andrea e pai de dois filhos, Marco e Martine. Formado em administração de empresas (área na qual nunca chegou a trabalhar), começou a velejar pequeno, seguindo uma tradição familiar. Atleta de prestígio internacional, ele atualmente é o maior medalhista olímpico do esporte brasileiro, com cinco medalhas, duas dela de ouro. Torben deu o depoimento que resultou neste livro a Murillo Novaes, 38, nascido em Brasília, diretor de redação da revista “Velejar e Meio Ambiente” e velejador.
|