Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pulp anuncia volta da banda com primeiro álbum em 24 anos

'Spike Island', single de Jarvis Cocker inspirado em show do Stone Roses, antecipa More, álbum que chega em 6 de junho

10 abr 2025 - 12h41
(atualizado às 13h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Pulp 2025
Pulp 2025
Foto: Tom Jackson / Rolling Stone Brasil

Depois de mais de duas décadas, o Pulp está oficialmente de volta. A banda britânica liderada pelo icônico Jarvis Cocker anunciou o lançamento de More, seu primeiro álbum de estúdio em 24 anos, com data marcada para 6 de setembro de 2025 pelo selo Rough Trade.

Para abrir os trabalhos desse tão aguardado retorno, o grupo lançou o single "Spike Island", já disponível nas plataformas digitais. A faixa, que vem acompanhada de um videoclipe dirigido pelo próprio Jarvis, faz uma homenagem nostálgica ao lendário show do Stone Roses em Spike Island, em Cheshire, Reino Unido, realizado em 1990 no local de uma antiga fábrica de produtos químicos. A inspiração veio de memórias do músico e do colaborador Jason Buckle sobre o evento, que marcou uma geração.

O Pulp já fez referência ao show em Spike Island no passado - principalmente na música "Sorted For E's & Wizz", que foi lançada como parte do álbum Different Class, de 1995. Em entrevista à BBC 6 Music, Cocker confirmou que "nunca foi ao show, mas conversou com pessoas que foram e tem memorabílias" para juntar imagens e frases que capturassem o show e o clima da ocasião.

O disco foi dedicado ao Steve Mackey, baixista do Pulp que faleceu em 2023.

Com a assinatura característica de Cocker - irônica, reflexiva e carregada de observações sobre os tempos atuais - "Spike Island" sinaliza que o novo disco manterá a identidade do Pulp, ao mesmo tempo em que propõe novas conversas com o presente.

O anúncio do álbum chega após uma série de shows comemorativos em 2023, que teve passagem pela América Latina, mas sem contemplar o Brasil e marca um novo capítulo na trajetória da banda, que se consagrou nos anos 1990 como um dos grandes nomes do britpop. Para os fãs, a espera finalmente acabou - e a nova era do Pulp já começou.

Em tradução livre o post diz:

Você merece… Mais⁠

O novo álbum do Pulp, "More", será lançado em 6 de junho de 2025. Ouça o single "Spike Island" e reserve sua cópia agora em https://pulp.ffm.to/more. [linkinbio]

Deixe Jarvis explicar:

"Este é o primeiro álbum do Pulp desde We Love Life, em 2001. Sim, o primeiro em quase 24 anos. Como isso aconteceu?

Bem: quando retomamos os shows em 2023, ensaiávamos uma nova música chamada Hymn of the North nos soundchecks e acabamos tocando ela no segundo show no Sheffield Arena. Isso pareceu abrir as comportas: compusemos o resto das faixas do álbum no primeiro semestre de 2024. Algumas são ideias revividas do século passado. A música de uma foi composta por Richard Hawley; outra, por Jason Buckle. A família Eno canta o backing vocal em uma faixa. Há arranjos de cordas feitos por Richard Jones e executados pelo Elysian Collective.

O álbum foi gravado em três semanas por James Ford em Walthamstow, Londres, começando em 18 de novembro de 2024. É o tempo mais curto que o Pulp já levou para gravar um disco na era moderna. Obviamente, estava pronto para acontecer.

Esses são os fatos.

Esperamos que você curta a música. Foi escrita e interpretada por quatro humanos do Norte da Inglaterra, ajudados por outros cinco de várias partes das Ilhas Britânicas. Nenhuma I.A. foi envolvida no processo.

Este álbum é dedicado a Steve Mackey.

É o melhor que podemos fazer.

Obrigado por ouvir."

"More" inclui 11 músicas inéditas:

Spike Island, Tina, Grown Ups, Slow Jam, Farmers Market, My Sex, Got to Have Love, Background Noise, Partial Eclipse, Hymn of the North, A Sunset.

O álbum estará disponível em LP, CD e fita cassete, incluindo edições limitadas de vinil, algumas exclusivas nas lojas online do Pulp e da Rough Trade.

Pulp adora te dar mais.

A banda já tem shows agendados para 2025 e também será a atração principal de duas noites no Los Angeles Hollywood Bowl em setembro com o LCD Soundsystem.

TRACKLIST DE "MORE"

Spike Island

Tina

Grown Ups

Slow Jam

Farmers Market

My Sex

Got to Have Love

Background Noise

Partial Eclipse

Hymn of the North

A Sunset

+++ LEIA MAIS: Por que Noel Gallagher acha o Oasis a melhor banda de sua geração

+++ LEIA MAIS: As doces contradições de Jarvis Cocker

+++ LEIA MAIS: Qual o legado do britpop, segundo Alex James, do Blur

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade