Quando o Ghost pretende vir ao Brasil, segundo Tobias Forge
Vocalista e líder do grupo revela à Rolling Stone Brasil planos de retorno e diz que shows de 2023 aconteceriam no Ibirapuera, não no Espaço Unimed
Não é exagero afirmar que fãs brasileiros do Ghost esperam pela volta da banda praticamente desde sua última visita, para dois shows na cidade de São Paulo, em setembro de 2023. O grupo liderado pelo vocalista e multi-instrumentista Tobias Forge não apenas lotou o Espaço Unimed, casa com capacidade para 8 mil fãs, como fez os ingressos se esgotarem rapidamente. Teve quem esperasse por datas em outras cidades, ou mesmo um terceiro compromisso na capital paulista, mas isso não ocorreu.
Em entrevista à Rolling Stone Brasil, a ser publicada na íntegra na próxima edição impressa (com a temática Futuro da Música), Forge adiantou que Papa V Perpetua e seus Nameless Ghouls não devem retornar neste ano, mas em 2026. O artista pôs fim à teoria dos fãs de que marcariam apresentações na América do Sul logo antes ou após as duas performances no México, agendadas para o próximo mês de setembro.
Inicialmente, ele responde:
"Iremos ao Brasil. Vocês estão na América do Sul, e o México é América Central [nota: na verdade, América do Norte]. Sei que vocês sabem disso, mas existe essa coisa do resto do mundo pensar que México e Brasil são a mesma coisa. Sempre fomos bem inflexíveis [quanto à estrutura do show], especialmente agora porque nosso show está complicado. Marcamos a Cidade do México na turnê pelos EUA porque faz parte do continente. Quer dizer: agora, com tudo o que está acontecendo, quem diabos sabe quanto tempo leva para ir do Texas ao México? Tenho certeza de que vai ficar tudo bem em alguns meses, mas é por isso que o México está meio que marcado um mês depois da turnê pelos EUA, porque nossas coisas estarão lá."
Mais diretamente sobre Brasil e América do Sul, Forge complementa:
"Nossa verdadeira turnê pela América do Sul, que incluirá o Brasil e definitivamente a Argentina e definitivamente o Chile, não sabemos o resto. É um pouco desconhecido agora. Isso provavelmente vai acontecer em 2026. Lamento dizer isso, mas é super complicado acertar a logística. E só para dar uma dica, o que faremos é um pouco sazonal. Estamos dependendo do clima quente para fazer isso. [Ele mesmo diz: 'Piscadinha, piscadinha'] Então sim, é por isso."
Shows de 2023 seriam no Ibirapuera
Ainda durante o bate-papo, Tobias Forge revelou uma informação curiosa: originalmente, os shows de 2023 não aconteceriam no Espaço Unimed, mas em um local maior. O músico chegou a citar — em bom português, diga-se — o nome "Ibirapuera", sem especificar se no Ginásio Ibirapuera ou em algum espaço aberto do Parque Ibirapuera.
Ao relembrar as apresentações de um ano e meio atrás, ele disse:
"Sempre tentamos ir até aí. Quer dizer: p#ta m#rda, a América do Sul… todas as bandas dizem isso, mas é verdade: se você é um artista e toca ao vivo, não há lugar como a América do Sul. Não há realmente nenhum outro lugar como esse. E isso sempre impulsionou nossos shows. Da última vez que estivemos lá, o público estava fantástico e tocamos duas noites."
Na sequência, veio a menção ao Ibirapuera. Forge declarou:
"A única coisa que foi um pouco lamentável foi que acabamos tocando em um local que essencialmente não comportava nossa produção. Nossa produção era muito grande. E quando os shows foram anunciados, era tarde demais para mudar. Deveríamos ter mudado o show. Deveríamos ter tocado no Ibirapuera ou algo assim. Mas não conseguimos, era impossível. Não deu. Então é o que é. E é por isso que estamos tentando compensar dizendo que, da próxima vez que estivermos no Brasil, será maior e será apenas um cenário diferente."
Entrevista de Tobias Forge, do Ghost, à Rolling Stone Brasil
A entrevista completa de Tobias Forge à Rolling Stone Brasil será publicada na íntegra na próxima edição impressa, com a temática Futuro da Música. Fique ligado na Loja Perfil, nas bancas e em @rollingstonebrasil no Instagram.
+++ LEIA MAIS: O aspecto do Ghost que pode acabar em breve, segundo Tobias Forge
+++ LEIA MAIS: Ghost lança o single "Satanized" e confirma novo álbum Skeletá para abril
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram