Quem é Woodz, que jogou na base do Corinthians e bombou nas paradas de k-pop
Durante dois anos, Cho Seung-youn chegou a morar em duas cidades brasileiras para tentar ser jogador de futebol profissional: Santos e Penápolis
Cho Seung-youn, mais conhecido como o cantor, compositor, rapper e produtor Woodz, fez bastante sucesso nas paradas de música da Coreia do Sul com a música "Drowning" no último domingo, 13. Além da carreira na música, ele tentou ser jogador de futebol profissional, com grande conexão com o Brasil — e até passou pelas categorias de base do Sport Club Corinthians Paulista, em São Paulo.
Segundo informações do Kpop Charts, a canção em questão alcançou o primeiro lugar no Genie, segundo no MelOn e sexto em Flo e Bugs. Ao longo da carreira, que tem aproximadamente 10 anos, Woodz também lançou músicas como "AMNESIA", "Love Me Harder" e "Waiting".
WOODZ "Drowning" 11PM KST Update:
#1 Genie (=)
#2 MelOn (+1) *new peak*
#6 Flo (=)
#6 Bugs (-1)
— Kpop Charts (@kchartsmaster) April 13, 2025
Quem é Cho Seung-youn, mais conhecido como Woodz?
Seung-youn nasceu em 5 de agosto de 1996 na cidade de Seongnam, Coreia do Sul. Desde a infância, ele almejava seguir carreira no futebol. Quando tinha 12 anos, mudou-se para São Paulo e chegou a integrar a base do Corinthians, um dos maiores clubes do esporte no Brasil. Ele chegou a morar em Santos e Penápolis.
No país da América do Sul, onde morou por dois anos, o então aspirante a jogador de futebol foi apelidado de Luizinho.
Em entrevista ao Globo Esporte em 2023, quando veio ao Brasil para realização de show no fim de uma turnê mundial, o artista relembrou o período no qual atuou como atleta, além de mandar um "Vai, Corinthians!" em português. "Eu jogava como atacante na esquerda. Eu adotei esse nome [Luizinho], porque nomes coreanos e em especial o meu nome são difíceis de se pronunciar em português", afirmou.
Então adotei Luiz, mas como eu era pequenininho, na época começaram a me chamar de Luizinho.
Após sair do Brasil, ele foi morar em Manila, capital das Filipinas, onde estudou na Reedley International School para aprender inglês por um ano.
Já ao Daum News, ele relembrou que viveu simultaneamente a paixão pelo esporte e pela música, apesar das dificuldades: "Eu queria ter sucesso com o futebol e eu joguei duro, mas a nostalgia era inevitável. Eu ficava esperando ver transmissões de programas de k-pop. Demorou cerca de um dia para baixar uma parte da exibição devido às más condições da internet local, mas eu conseguia tolerar isso".
Então, a carreira na música
Perto da fase adulta, Cho Seung-youn retornou à Coreia do Sul para conseguir o sonho de ter uma carreira na música. O primeiro contrato foi com YG Entertainment, mas como trainee, e em seguida foi para Yuehua Entertainment.
Oficialmente, a carreira como artista iniciou em 2014, quando fez parte do grupo sino-coreano UNIQ como rapper principal. Ele era agenciado pela Yuehua Entertainment.
Por volta de 2015 e 2016, co-fundou os coletivos musicais M.O.L.A e Drinkcolor com o nome artístico de Luizy. Dois anos, foi um dos responsáveis por co-fundar TEAM HOW, equipe de produção pessoal. A grande estreia na música foi com o single colaborativo "Recipe".
Porém, quando seguiu carreira solo em 2018, decidiu trocar de nome para Woodz. Nos trabalhos, o artista tem muita influência do rap e R&B alternativo. Como produtor, escreveu e produziu para diversos artistas, assim como os reality shows The Unit: Idol Rebooting Project e Idol Producer.
O lançamento mais recente dele foi o single "AMNESIA", que conta com pouco mais de sete milhões de reproduções no Spotify. No mesmo ano, ele lançou o EP intitulado OO-LI, que conta com "Drowning" como terceira faixa.
Ver essa foto no Instagram
+++LEIA MAIS: Astro do k-pop viraliza ao cantar música de Luan Santana na Coreia do Sul; assista
+++LEIA MAIS: Baterista do Avenged Sevenfold celebra título paulista do Corinthians nas redes
+++LEIA MAIS: O dia em que Casagrande fez 'gol Rita Lee' e venceu título com Corinthians
+++LEIA MAIS: Filho de Tim Maia explica processo contra Corinthians: 'Nada contra o clube ou torcida'
+++LEIA MAIS: Taylor Swift é 'amuleto da sorte' do Corinthians? Entenda a relação da cantora com time de futebol