Rafa Kalimann é processada por patrocinador por comer produto concorrente
A atriz disse que foi "surpreendida pela ação", mas garantiu que está em contato com a Perdigão para "sanar qualquer dúvida"
Rafa Kalimann foi processada pela Perdigão por quebra de exclusividade, após aparecer consumindo produtos Seara em um camarote patrocinado na Marquês de Sapucaí, no Carnaval deste ano. A atriz tinha assinado contrato para publicidade no Natal, dois meses antes da exposição. A empresa do ramo alimentício pede R$ 418 mil de indenização.
A BRF S/A, responsável pelos produtos Perdigão e Sadia, abriu uma ação de execução pedindo o reconhecimento da quebra de contrato de exclusividade. O documento cita nominalmente a influenciadora e a agência Talents, que intermedia as negociações dela com as marcas.
Negócio fechado
Em dezembro, Rafa fez propaganda dos produtos Perdigão com vídeos publicados no Instagram (Reels e Stories) e com repostagem no TikTok. A empresa tinha o direito de replicar e impulsionar os conteúdos em todos os canais durante 30 dias.
A artista aparecia diante de um chester à época, elogiando os produtos da marca e consumindo um pedaço da carne. Nas imagens, ela também narra uma suposta história de um tio que teria devorado o alimento antes da hora.
Apesar do contrato prever exclusividade de apenas três meses, Rafa se antecipou e apareceu em frente a um carrinho de cachorro-quente da Seara, uma das principais concorrentes da Perdigão. Na ocasião, a artista publicou vídeos elogiando os produtos e até deu entrevista para a repórter contratada pela empresa rival.
"Neste ponto, insta salientar que a Exequente [BRF] entrou em contato, por diversas vezes, com a Executada [Rafa Kalimann e Icone Talents], tendo em último ato realizado o envio de notificação extrajudicial", diz um trecho do processo, destacando que a empresa não obteve respostas.
"Portanto, é nítido o total descaso com que a Executada vem tratando a situação, sem dar qualquer previsão quanto ao adimplemento de sua dívida, demonstrando claramente a intenção de não quitar a multa contratual, motivo pelo qual não restou alternativa à Exequente, senão requerer a este Juízo que seja a Executada compelido a efetuar o imediato pagamento do débito em aberto".
Pronunciamento de Rafa Kalimann
Inicialmente, a equipe da artista afirmou à imprensa que desconhecia a existência do processo em questão, porém voltou a se manifestar após alguns dias de apuração sobre a suposta quebra de exclusividade.
"Rafa sempre cumpriu com todos os seus deveres profissionais com rigor e dedicação. Desde que a atriz foi surpreendida por essa ação, fizemos contato imediato com a Perdigão para encontrar uma solução satisfatória a fim de sanar qualquer eventual dúvida. Continuamos comprometidos em resolver a situação de forma justa e transparente", afirmou.