Reparação histórica! Porto Alegre aprova incluir parte de Viamão ao território da Capital Gaúcha
Câmara Municipal aprova projeto de lei para corrigir limite com Viamão e incluir área de 121 hectares à capital gaúcha.
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta sexta-feira (10/4) o projeto de lei apresentado pelo Executivo para corrigir o limite territorial com o município de Viamão. Essa correção inclui a área conhecida como Passo das Quirinas ao território da Capital, ampliando-o em 121 hectares. O prefeito destacou que se trata de uma formalidade para corrigir um equívoco cartográfico do passado.
De acordo com a descrição da área, a correção dos limites municipais afeta a região ao norte, começando no vértice de encontro das estradas João de Oliveira Remião, Luis Pinto de Barcelos e das Quirinas. A área se estende até o vértice de divisa do loteamento Emílio Câmara e a área de Viamão, ao leste, seguindo um curso específico descrito no projeto aprovado.
O Executivo enfatizou que essa mudança visa atender ao interesse da população residente no Passo das Quirinas, que se reconhece como parte de Porto Alegre. Além da correção do limite, foram aprovadas as emendas 2 e 3 junto com o projeto de lei, dando respaldo legal à alteração territorial. Essa decisão responde a uma demanda antiga da comunidade local e reforça a identidade do território sob a jurisdição da capital gaúcha.
Com a informação Câmara Municipal de Porto Alegre.