Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rudolph Isley, do grupo Isley Brothers, morre aos 84 anos

12 out 2023 - 21h54
(atualizado às 22h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Facebook/The Isley Brothers / Pipoca Moderna

Rudolph Isley, membro fundador do grupo clássico de R&B Isley Brothers, faleceu aos 84 anos. A confirmação veio de seu irmão Ron Isley em declaração à imprensa. "Não há palavras para expressar meus sentimentos e o amor que tenho pelo meu irmão. Nossa família sentirá falta dele. Mas sei que ele está em um lugar melhor", disse Ron, sem declarar a causa da morte.

 

O legado dos Isley Brothers

O grupo Isley Brothers teve várias formações ao longo dos anos, mas Rudolph esteve presente desde o trio original de irmãos, formado no final dos anos 1950, até sua aposentadoria em 1989, quando se afastou para virar pastor. Durante sua trajetória, o grupo lançou clássicos como "Shout", coescrito por Rudolph, que se tornou seu primeiro single a entrar na parada de sucessos (Billboard Hot 100) em 1959. Depois disso, vieram outros hits como "Twist and Shout", que ficou ainda mais conhecida na versão dos Beatles, e "This Old Heart of Mine (Is Weak for You)". Em 1970, eles ganharam um Grammy na categoria de Melhor Performance Vocal de R&B por um Duo ou Grupo com o funk "It's Your Thing".

Os Isley Brothers venderam mais de 18 milhões de discos apenas nos Estados Unidos e é um dos poucos grupos a emplacar músicas nas paradas em seis décadas diferentes. Dezesseis de seus álbuns entraram no Top 40 e 13 desses álbuns receberam certificações de ouro, platina ou multiplatina. Eles foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame em 1992 por Little Richard e também receberam um prêmio especial do Grammy pelas realizações da carreira em 2014.

As músicas dos Isley Brothers foram amplamente sampleadas e regravadas. Além do sucesso enorme dos Beatles com "Twist and Shout", Rod Stewart também fez um cover de "This Old Heart of Mine" em 1975 e regravou a música com Ron em 1989. Em 1993, "Footsteps in the Dark" foi sampleada por Ice Cube em "It Was a Good Day". No ano seguinte, foi a vez de The Notorious B.I.G. usar "Between the Sheets" em um de seus maiores hits, "Big Poppa". Gwen Stefani também sampleou a mesma música em "Luxurious" de 2004.

As gravações originais do grupo também tem sido destaques em inúmeros filmes e séries, desde "O Clube dos Cafajestes" (1978) e "Cheers" (1979) até recentemente em "The Blacklist" (2021), "Bar Doce Lar" (2021) e "Ingresso para o Paraíso" (2022).

 

Brigas entre irmãos

Entretanto, o sucesso fez com que os irmãos rompessem. Neste ano, Rudolph processou Ron, buscando um julgamento que o declarasse como detentor de 50% do nome da banda Isley Brothers. O processo legal buscava "uma contabilidade e pagamento da parte do Requerente dos lucros que o Réu supostamente recebeu da exploração da Marca (nome da banda)" desde que ele se afastou do grupo.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade