Sandra Annenberg diz que sentiu ódio ao ser vítima de golpe na internet: 'Tive um choque'
Jornalista afirmou que estão usando sua voz e rosto para criar uma propaganda falsa
Embora sempre bem-humorada, a jornalista Sandra Annenberg admitiu que sentiu ódio ao descobrir que sua imagem estava sendo usada para aplicar golpes na internet. Na terça-feira, 24, ela publicou um vídeo alertando o público para criminosos que estão usando sua voz e rosto para criar uma propaganda falsa através de inteligência artificial. Depois da repercussão, Sandra falou ao Encontro com Patrícia Poeta de quarta-feira, 25, sobre o assunto.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Durante a conversa com a apresentadora, a âncora do Globo Repórter lamentou a situação. "Nós temos sido vítimas e, quando eu falo nós, eu não me refiro só a quem apareceu no vídeo, mas principalmente a quem está do outro lado da tela, o usuário das redes sociais, porque ele tem sido enganado e isso é o que mais me preocupa", disse.
A jornalista, que trabalha na Globo há 33 anos, disse que os golpistas usaram de sua credibilidade para enganar as vítimas. "Quando o que eu falo é verdade, e quem me olha, acredita no que eu digo, essa é uma relação que se constrói, e essa relação eu prezo mais que tudo na minha vida. Então, o que eu digo para as pessoas é 'atenção'. A tecnologia é fascinante, importante e fundamental nas nossas vidas. Mas vamos aprender a conviver com ela", alertou.
Para Patrícia Poeta, Sandra relembrou o momento em que descobriu toda a situação. "A hora que eu olhei, eu tive um choque, eu falei: 'não, gente, isso não é verdade'. Foi um sentimento de revolta. Senti muita raiva e passei o dia muito mal. Eu senti ódio, que é um sentimento horrendo, porque eu sei que as pessoas que acreditam em mim podem ter caído. E sei de pessoas que quase caíram. Isso me revolta muito, porque, caramba, é o meu trabalho, que eu construí a vida inteira e ninguém pode jogar rapidamente no lixo."
A jornalista aproveitou o ocorrido para pedir pela regulamentação das redes sociais e pela responsabilização das plataformas sobre o que acontece em seus sites. Sobre o golpe, Sandra Annenberg apenas confirmou que "as medidas cabíveis estão sendo tomadas pelo jurídico da TV Globo".
Entenda o caso
Por meio do seu Instagram, Sandra Annenberg alertou para um golpe com seu nome na terça-feira, 24. De acordo com ela, criminosos estão fazendo o uso indevido de sua imagem para aplicar golpes por meio das redes sociais.
"Adulteraram um post que eu fiz para o Globo Repórter e com o mau uso da inteligência artificial colocaram um outro texto com uma voz que lembra muito a minha. Estão usando a minha credibilidade construída ao longo de mais de três decadas de telejornalismo para aplicar golpes", afirmou em vídeo.
Sandra explicou que ela e a TV Globo já estão investigando quem está por trás desse falso anúncio e que entrará com todas medidas cabíveis. "Eu estou me sentindo ultrajada. O pior de tudo é que tem gente caindo nessa fraude e isso é muito grave, isso é muito triste. Isso é estelionato, é crime. Gente que, por acreditar em mim, acha que está vendo algo verdadeiro e cai em uma propaganda enganosa", disse.
Ela se solidarizou com as vítimas do golpe e pediu desculpas, mas ressaltou que ela também é vítima dos mesmos criminosos. "Eu sinto muito se você que confia em mim caiu nessa, eu sinto muito mesmo porque nós somos vítimas do mesmo crime e quem está fazendo isso saiba, a gente vai conseguir descobrir", finalizou.