Setembro Amarelo: 5 séries incríveis que abordam saúde mental
Entramos oficialmente no Setembro Amarelo e vocês já sabem que é o momento especial para a gente prestar mais atenção em nós mesmo. A nossa saúde mental é tão importante quando a nossa saúde física e por isso precisamos estar com ela em dia.
Quer entender mais sobre isso, mas de um jeito mais descontraído? A gente separou cinco séries que abordam o tema, para você assistir esse mês e refletir!
Sex Education
Não tinha como começar essa lista sem ser com "Sex Education". A série da Netflix é uma das mais autênticas no tema (e, aliás, está prestes a ganhar uma nova temporada). Na produção, vemos muito da importância da saúde mental com o personagem Jackson Marchetti, que lida com ansiedade e ataques de pânico.
Normal People
Se você é fã de livros, você provavelmente já conhece essa série — que, diga-se de passagem, é devastadora. Na série, além de termos uma aula sobre relacionamentos tóxicos, acompanhamos de perto a saúde mental dos personagens principais: Marianne e Connell.
Ginny e Georgia
Passando por mais uma série da Netflix, "Ginny e Georgia" não é 100% focada em saúde mental, mas podemos sim ver esse tema aparecendo principalmente na segunda temporada. Por lá, vemos a personagem Ginny passando por momentos muito difíceis com sua ansiedade.
Aliás, é legal destacar que os roteiristas de "Ginny e Georgia" consultaram um psicólogo para desenvolver a série. Além disso, eles trabalham junto com a Mental Health America, uma ONG norte-americana focada em promover a saúde mental para quem precisa.
Degrassi: A Próxima Geração
Indo para uma série mais velha, na nossa lista especial do Setembro Amarelo, temos a versão de 2001 de "Degrassi". Uma série feita por adolescentes para adolescentes, acompanhamos de perto as batalhas da saúde mental durante a 12ª temporada, com o personagem Campbell.
A série tem sim seus defeitos. Afinal, estamos falando de uma produção dos anos 2000, onde o assunto ainda não era amplamente abordado. Porém, em vários episódios eles fizeram questão de oferecer telefones, informações e até mesmo entrevistas especiais com o elenco e com os produtores, nos episódios mais sérios.
Spin Out
Por fim, chegamos em "Spin Out", série de Kaya Scodelario para a Netflix. A série não só aborda patinação no gelo e as dificuldades do esporte, como também abre a discussão para o tratamento da bipolaridade e o impacto dos relacionamentos familiares.