O Programa Silvio Santos exibido no domingo, 27, tem sido acusado de homofobia por conta do uso do termo "bichas" no quadro Jogo das Três Pistas, em que o apresentador usa três dicas para que os participantes descubram a resposta certa do desafio.
Silvio começou dando a primeira pista: "David Brazil". Karina Bacchi, uma das participantes, arriscou: "Apresentador?". Com a dica seguinte, "Gominho", a atriz Cristiana Oliveira, sua oponente, não conseguiu pensar em nada para arriscar. Acrescentando "Pabllo Vittar", foi a vez de Karina passar a vez, agora, ao público presente no auditório.
Ao todo, foram usados 23 termos diferentes pelas pessoas presentes na plateia. Em ordem: "Homofóbico", "homossexual", "travesti", "gay", "maquiador", "artistas", "promoter", "transformista", "apresentador (novamente)", "drag queen", "LGBT", "humorista", "transexual", "digital influencer", "cantor", "homem", "afeminado", "jornalista", "youtuber", "parada gay", "Afrodite" e "nordestinos", antes do comentário derradeiro.
Uma participante identificada como Adriana, enfim, acertou a resposta escolhida pelo programa: "Bicha". Antes, ela já havia arriscado outro palpite: "Transformista". Ao todo, foram cerca de quatro minutos do programa destinados à pergunta.
"Acertou! Bicha! Ganhou R$ 100! David Brazil, Gominho, Pabllo Vittar, aqui tá 'bichas'. Ela falou 'bicha', acertou, claro", comemorou Silvio.
Em determinados momentos, o apresentador comentava os palpites errados: "200 pessoas no auditório e ninguém sabe a resposta dessa associação!". "Que são artistas, são. David Brazil é artista, não é? Gominho é artista. O Pabllo Vittar não sei o que ele é".
Confira o momento abaixo e, em seguida, algumas reações de espectadores:
o programa do Silvio Santos acabou de colocar David Brasil, Pabllo Vittar e Gominho no balaio das "bichas", dentre outras qualificações sugeridas pelo auditório.
E por isso devemos aceitar o estereótipo de bicha? Só pq o Silvio Santos disse que três gays são bichas, devo concordar e falar que tá legal? Se isso é legal ou engraçado pra vc, fale por si.
Eu achei tão ridículo a charada do Silvio Santos sobre o Gominho, Pabllo Vittar e David Brasil, tendo a resposta: "bichas", isso foi pesado. O fato de serem homossexuais não dá o direito A NINGUÉM de chamá-los dessas coisas, na intenção de ofender por conta de orientação sexual.
60 anos de carreira - Em 7 de fevereiro de 1958, Silvio Santos dava início à sua carreira como apresentador de televisão, à frente do programa 'Hit Parade', da TV Paulista. 60 anos depois, aos 87 anos de idade, Silvio possui uma vasta trajetória e é consolidado como um dos principais nomes da história da televisão no País. Relembre a seguir momentos de Silvio ao longo das décadas!
Foto: Arquivo / Estadão / Estadão
Década de 1960 - Parecem os humoristas Vesgo e Silvio, do extinto 'Pânico', mas é o próprio apresentador em programa do início de 1966.
Foto: Arquivo / Estadão / Estadão
Década de 1960 - Durante o Festival de Músicas de carnaval realizado em janeiro de 1969.
Foto: Arquivo / Estadão / Estadão
Os carnavais de Silvio - Desde a década de 1960 até os dias de hoje, o apresentador reserva parte de sua presença na televisão à divulgação de marchinhas de carnaval. Na foto, em programa de auditório ao lado de Manoel Ferreira e Ruth Amaral, autores de marchinhas clássicas.
Foto: Paulo Liebert / Estadão / Estadão
Década de 1970 - Ao lado de Lúcio Mauro, Miriam Goulart e Carlos Imperial. Foto de 7 de julho de 1971.
Foto: Arquivo / Estadão / Estadão
Década de 1970 - Silvio já foi cantor? Em 1975, o apresentador chegou a lançar um disco musical com músicas em ritmos animados. É possível ouví-lo na íntegra no YouTube.
Foto: Leonardo Soares / Estadão / Estadão
Década de 1970 - Tomando um 'banho' de água fria no ar em seu programa na TV Tupi, em 1976.
Foto: MIS / Divulgação / Estadão
Década de 1970 - Os vínculos familiares na profissão não vêm de hoje, como mostra esta foto de 1971, em que está ao lado de seu irmão, Leo Santos.
Foto: João Heilbrunn / Arquivo Estadão / Estadão
Década de 1970 - À frente do programa 'Clube dos Quinze', da TV Tupi, em 1975.
Foto: MIS / Divulgação / Estadão
Década de 1970 - Ao lado de Manoel da Nóbrega, pai de Carlos Alberto da Nóbrega e criador da 'Praça da Alegria', durante os anos 1970.
Foto: Arquivo / Estadão / Estadão
Década de 1970 - À frente do quadro 'Três no Jogo' em seu programa no ano de 1971, época em que fazia parte da programação da Rede Globo.
Foto: Arquivo / Estadão / Estadão
Década de 1970 - Em outubro de 1971, nos bastidores da Globo, ao lado de Chacrinha.
Foto: Arquivo / Estadão / Estadão
Década de 1980 - O apresentador sendo gravado por sua mulher, Íris, em foto de outubro de 1987.
Foto: Arquivo / Estadão / Estadão
Década de 1980 - O apresentador vestido como o próprio palhaço Bozo, durante os áureos tempos do personagem.
Foto: Arquivo / Estadão / Estadão
Década de 1980 - Silvio em fevereiro de 1988.
Foto: Juvenal Pereira / Estadão / Estadão
Década de 1980 - Em outro momento ao lado de Iris, no mesmo ano. Silvio é conhecido por utilizar roupas bem diferentes quando não está em frente às câmeras.
Foto: Arquivo / Estadão / Estadão
Década de 1980 - Ao lado do humorista Chico Anysio, em março de 1989.
Foto: Ariovaldo Santos / Estadão / Estadão
Década de 1980 - Junto com os garotos do grupo Menudo, em 1985, à época do 'Qual É A Música?'
Foto: MIS / Divulgação / Estadão
Década de 1990 - Em seu escritório, em maio de 1992.
Foto: Itamar Miranda / Estadão / Estadão
Década de 1990 - Entregando dinheiro a uma senhora 'armada' no palco de um de seus mais célebres programas, o 'Topa Tudo Por Dinheiro'. Foto de 31 de outubro de 1991.
Foto: Ari Cicentini / Estadão / Estadão
Década de 2000 - Um programa que marcou sua carreira recente foi o 'Casa dos Artistas', que contou com quatro edições e foi um dos primeiros reality shows de sucesso no País. Foto de 18 de fevereiro de 2002.
Foto: SBT / Divulgação / Estadão
Década de 2000 - Em foto recente em seu auditório, no mês de junho de 2009.
Foto: SBT / Divulgação / Estadão
Os carnavais de Silvio - Em 2001, sua popularidade conquistada graças à sua carreira televisiva lhe rendeu uma homenagem no desfile de carnaval da escola de samba Tradição, do grupo especial do Rio de Janeiro.
Foto: Robson Fernandjes / Estadão / Estadão
Os carnavais de Silvio - O próprio Silvio fez questão de participar da homenagem.
Foto: Robson Fernandjes / Estadão / Estadão
Década de 2000 - Silvio ao lado de um dos intérpretes do palhaço Bozo, que trouxe para o canal na década de 1980. Foto tirada em 2006.
Troféu Imprensa - Criado no início da década de 1960, a cerimônia que premia os melhores nomes e programas da TV brasileira passaram a ser apresentados e organizados por Silvio a partir de 1970. Ao longo dos anos, foram inúmeros momentos marcantes. Na foto, Silvio ao lado de Gugu Liberato, entregando-lhe o característico troféu em 2002.
Foto: Celso Júnior / Estadão / Estadão
Década de 2010 - Quanto mais o tempo passa, aumenta o número de situações inusitadas que Silvio Santos viveu no ar (relembre algumas aqui), assim como a quantidade de frases controversas ditas por ele (confira aqui). Com 87 anos de idade em 2018, Silvio ainda promete proporcionar diversão por muitos anos à frente de seu programa no SBT.
Década de 2010 - O apresentador em visita ao Templo de Salomão em 2015, em encontro com o Bispo Edir Macedo, dono da Record TV, uma das maiores concorrentes do SBT.
Foto: Record TV / Divulgação / Estadão
Silvio e a política - Em janeiro de 2018, Silvio recebeu o presidente Michel Temer para falar a respeito da reforma da previdência. Sua relação com a política, porém, não vem de hoje. Relembre outras ocasiões em que o apresentador se envolveu no mundo político.
Foto: Alan Santos / PR / Divulgação / Estadão
Silvio e a política - Em maio de 1985, ao lado do presidente em início de mandato José Sarney.
Foto: Arquivo / Estadão / Estadão
Silvio e a política - Quatro anos depois, em 1989, foi a vez de o próprio Silvio tentar entrar na política, com uma tentativa fracassada de se candidatar à presidência da República. O apresentador, porém, não conseguiu disputar o cargo.
Foto: Reprodução de propaganda eleitoral de Silvio Santos (1989) / Estadão
Silvio e a política - O apresentador após reunião com líderes do PFL, nas proximidades das eleições, em 31 de outubro de 1989.
Foto: Arquivo / Estadão / Estadão
Silvio e a política - Em 2008, participou da campanha para tentar eleger Geraldo Alckmin (PSDB) como prefeito da cidade de São Paulo.
Foto: Reprodução de horário político da campanha de Geraldo Alckmin à prefeitura (2008) / Estadão
Silvio e a política - Ao lado do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2010.