Snape, Dumbledore, Hagrid e mais: conheça o elenco da série de Harry Potter
Novidade, que irá readaptar a obra de J.K. Rowling, deve durar dez anos e está prevista para estrear na HBO e na Max entre 2026 e 2027
A HBO anunciou, nesta segunda-feira (14), os primeiros nomes confirmados no elenco da série de Harry Potter, que irá readaptar os livros escritos por J.K. Rowling. A seguir, saiba quem é quem na novidade, que deve estrear entre 2026 e 2027.
John Lithgow como Alvo Dumbledore
Conhecido por produções como Dexter (2006-2013), Interestelar (2014) e, mais recentemente, Conclave (2024), John Lithgow já havia confirmado a sua participação como Alvo Dumbledore, diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, na novidade.
Em entrevista, o ator ainda falou que "não foi uma decisão fácil", porque considera que o papel o encaminhará para o "último capítulo da minha vida". "Terei cerca de 87 anos na festa de encerramente, mas eu disse 'sim'", completou.
Paapa Essiedu como Severo Snape
A confirmação de Paapa Essiedu (I May Destroy You) como Severo Snape, o ranzinza professor de Poções de Hogwarts, não é nenhuma surpresa para quem está acompanhando as novidades sobre a série de Harry Potter.
A escolha pelo ator, inclusive, dividiu opiniões entre os fãs, já que o personagem é descrito, nos livros, como um "homem magro, de pele pálida ou amarelada, nariz adunco, cabelos longos e oleosos, e olhos negros". Parte dos fãs queria alguém mais parecido ao primeiro intérprete do personagem, Alan Rickman (1946-2016), mas outros aprovaram a mudança.
Janet McTeer como Minerva McGonagall
Janet McTeer, que recentemente esteve nas séries Kaos (2024) e The Old Man (2022-2024) — junto com John Lithgow —, foi escalada para viver Minerva McGonagall, a durona, mas amorosa professora de Transfiguração e braço direito de Alvo Dumbledore, viviva pela saudosa Maggie Smith (1934-2024).
Nick Frost como Rúbeo Hagrid
Rumores diziam que Brett Goldstein, da série Ted Lasso (2020- ), interpretaria Rúbeo Hagrid, mas foi Nick Frost (Todo Mundo Quase Morto) quem acabou ficando com o papel do Guardião das Chaves e dos Terrenos de Hogwarts.
Luke Thallon como Quirino Quirrell
Estreante na TV, Luke Thallon, que fez uma ponta em A Favorita (2018), foi escolhido para interpretar o permanentemente assustado Quirino Quirrell, professor de Defesa Contra as Artes das Trevas.
Paul Whitehouse como Argo Filch
Por fim, Paul Whitehouse (Alice Através do Espelho) foi escolhido para viver o amargurado Argo Filch, zelador de Hogwarts.
O que já sabemos sobre a série de Harry Potter?
Segundo Casey Bloys, chefe de conteúdo da HBO, a ideia para a série de Harry Potter é aproveitar a oportunidade de expansão do formato para adaptar fielmente os sete livros lançados por J.K. Rowling entre 1997 e 2007.
Para isso, a Warner Bros. Discovery está se comprometendo com um plano de dez anos, que pretende apresentar às novas gerações a história do menino HarryPotter que, aos 11 anos de idade, descobre ser um bruxo e entra em um mundo encantado ao se tornar um dos alunos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
Porém, logo em seu primeiro ano no colégio, o garoto — que misteriosamente derrotou um dos maiores bruxos das trevas quando ainda era apenas um bebê — descobre que o seu novo universo pode ser muito perigoso, com forças do mal agindo na surdina para conquistar não só o mundo dos bruxos, mas o dos humanos também.
Francesca Gardiner, de Succession (2018-2023) e His Dark Materials (2019-202), irá atuar como roteirista e showrunner da novidade, enquanto Mark Mylod, que também trabalhou em Succession, irá dirigir múltiplos episódios de Harry Potter, além de produzir a série.
J.K. Rowling está envolvida?
Com a intenção de manter a fidelidade na adaptação, a série de Harry Potter contará com J.K. Rowling como produtora executiva, apesar das polêmicas em que a escritora se envolveu nos últimos anos, como a sua forte campanha contra pessoas transgêneros.
Rowling chegou a dizer que ficaria feliz em ser presa por transfobia: "Aceitaria feliz cumprir dois anos se a alternativa fosse [aceitar] o discurso e a negação forçados da realidade e da importância do sexo", escreveu no X, ex-Twitter. "Vá à justiça, eu incentivo. Será mais divertido do que qualquer tapete vermelho em que estive".
Ao anunciar a série, Casey Bloys ignorou as acusações contra Rowling: "Essa é uma conversa muito online, com muitas nuances e complicações, e não é algo que vamos abordar", declarou. "Nossa prioridade é o que está na tela. Obviamente, a história de 'Harry Potter' é incrivelmente afirmativa e positiva, sobre amor e auto-aceitação. Essa é a nossa prioridade: o que está na tela".
Quando estreia a série de Harry Potter?
David Zaslav, presidente da Warner Bros. Discovery, revelou que já tem uma previsão de estreia para série: "Nós estamos ansiosos para compartilhar uma década de novas histórias com fãs de todo o mundo no Max. A nossa intenção é lançar em 2026", declarou.
"Nós não temos vergonha de estarmos muito empolgados com essa série. O último filme saiu há mais de doze anos. Eu estava em Londres há algumas semanas e passei um tempo conversando com J.K. [Rowling] e seu time. Ambos os lados estão empolgados de retormarmos essa franquia. Nossas conversas foram ótimas, e eu não poderia estar mais empolgado para o que virá", ainda disse.
Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!
- Baby
- Babygirl
- MMA - Meu Melhor Amigo
- Anora
- Conclave
- Acompanhante Perfeita
- Capitão América: Admirável Mundo Novo
- Flow
- O Brutalista
- Um Completo Desconhecido
- Mickey 17
- Vitória
- Pequenas Coisas Como Estas
- O Melhor Amigo
- Maré Alta
- Branca de Neve
- Oeste Outra Vez
- Um Filme Minecraft
- Presença
- G20