14 curiosidades sobre o clássico 'Titanic'
Star Channel exibe o longa estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet neste domingo, 22, a partir das 21h
Neste domingo (22), a partir das 21h o premiado e clássico filme dos anos 90 Titanic será exibido no canal Star Channel. O longa, dirigido por James Camron, conta a história de amor entre um artista pobre Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) e a jovem rica Rose (Kate Winslet), que se conhecem e se apaixonam na fatídica jornada do navio RMS Titanic,
A produção é uma história de ficção do naufrágio real do RMS Titanic que naugrafou em 14 de abril de 1912 após colidir com um iceberg.
Confira agora curiosidades desse clássico:
1- O diretor James Cameron realizou 12 expedições e mergulhos aos destroços do verdadeiro Titanic, ficando mais tempo no navio do que os próprios passageiros da embarcação.
2- Cameron, além de dirigir, também editou, produziu e roteirizou o filme.
3- Por 12 anos, Titanic teve a maior bilheteria de todos os tempos, sendo destronado por Avatar (2009), também dirigido por James Cameron.
4- Titanic é um dos filmes que mais ganhou Oscars na história, empatando com Ben-Hur (1959) e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), cada um deles com onze estatuetas.
5- Falando em Oscar, mesmo com tantas vitórias na premiação, o filme não levou nenhuma estatueta de atuação e DiCaprio sequer foi indicado, gerando certa polêmica.
6- Leonardo DiCaprio não era o favorito do estúdio para o papel de Jack. Eles queriam Matthew McConaughey, que chegou até a fazer testes de câmera com Kate Winslet. Atores como Tom Cruise, Brad Pitt, Christian Bale e Macaulay Culkin também participaram dos testes para o personagem.
7- Para Kate Winslet também não foi tão simples conseguir o papel de Rose. Ela precisou disputar com Madonna, Sharon Stone, Nicole Kidman, Gwyneth Paltrow, Winona Ryder e Uma Thurman. Winslet insistiu muito para ficar com o papel, a atriz até mandava flores para Cameron com recados assinados como sendo "da sua Rose".
8- Kate decidiu fazer suas cenas na água sem roupa térmica, acreditando que tornaria sua performance mais real, resultando numa pneumonia na atriz.
9- Para tornar a história o mais real possível, Cameron decidiu fazer com que a cena do acidente durasse exatamente o mesmo tempo que a colisão do navio com o iceberg aconteceu de verdade: 37 segundos.
10- A icônica cena de Jack gritando “Eu sou o rei do mundo” foi totalmente improvisada por DiCaprio.
11- Cameron não é adepto de músicas temas em seus filmes, mesmo sabendo disso, o compositor da trilha do filme, James Horner, convidou o compositor Will Jennings e a cantora Céline Dion para produzirem My Heart Will Go On. Quando a música foi apresentada para o diretor, ele mudou de ideia e decidiu inclui-la no longa.
12- As cenas do navio afundando foram gravadas em uma tomada só, e foram utilizados mais de 120 mil litros de água.
13- Durante as gravações, boa parte da equipe da produção precisou ir para o hospital após uma sopa de frutos do mar ser adulterada com uma droga chamada PCP (pó e anjo) que causa alucinações. Muitos suspeitaram de se tratar de uma pegadinha, ou até mesmo uma sabotagem, mas até hoje nada foi confirmado.
14- O famoso astrônomo americano Neil deGrasse Tyson mandou um e-mail para James Cameron, dizendo que, naquela época do ano e naquele ponto do Atlântico em 1912, quando Rose está deitada em um pedaço de madeira olhando para as estrelas, não são aquelas estrelas que ela deveria estar vendo. O diretor, então, desafiou Neil a mapear corretamente a posição das estrelas e, quando recebeu o material, Cameron refilmou a cena, inserindo as estrelas corretas na versão 3D do filme, lançada em 2012.