Netflix elogia desempenho do Disney+ e celebra rivalidade
Disney+ atingiu 86,8 milhões, um crescimento recorde em apenas 14 meses, considerando seu lançamento em novembro de 2019
Além de celebrar uma marca histórica de assinantes mundiais, o ponto alto da apresentação de terça (20/1) da Netflix para investidores do mercado americano foi o reconhecimento da competição do Disney+ (Disney Plus).
Apesar do avanço internacional da plataforma da Disney, a Netflix adicionou 8,5 milhões de assinantes no último trimestre e 37 milhões em 2020, bem acima das previsões, e com isso chegou a 203,7 milhões de assinantes mundiais. Ao mesmo tempo, o Disney+ atingiu 86,8 milhões, um crescimento recorde em apenas 14 meses, considerando seu lançamento em novembro de 2019.
"É superimpressionante o que a Disney fez", disse o fundador e co-CEO da Netflix, Reed Hastings, durante a apresentação. "E isso é ótimo. Mostra que os assinantes estão interessados e dispostos a pagar mais por mais conteúdo porque estão famintos por ótimas histórias. E a Disney tem ótimas histórias", continuou.
"Isso nos deixa entusiasmados para aumentar nossas assinaturas, aumentar nosso orçamento de conteúdo e será ótimo para o mundo ver a Disney e a Netflix competirem série a série e filme a filme. Estamos muito entusiasmados em alcançá-los na área de animação infantil - talvez eventualmente até ultrapassá-los, veremos, temos um longo caminho a percorrer só para chegar onde eles estão - e manter nossa liderança no entretenimento geral, o que é muito estimulante".
Hastings citou um exemplo de sua liderança, ao destacar o desempenho da série estreante Bridgerton, "que eu não acho que você vai ver na Disney tão cedo".
A referência de Hastings a Bridgerton tem vários sentidos. A série tem cenas de sexo, que o Disney+ não permitiria, e foi criada pela empresa da produtora Shonda Rhimes, que deixou a ABC, rede televisiva de propriedade da Disney, onde lançou Grey's Anatomy e outras séries, em troca de um contrato milionário com a Netflix. Primeiro programa desse acordo, Bridgerton teria sido assistido por 63 milhões de famílias nos primeiros 28 dias, classificando-se como o 5º maior lançamento de série original da Netflix em todos os tempos.
Vale apenas reparar que os números do público de Bridgerton são projeções - a série ainda não completou 28 dias no ar - e a Netflix considera que uma família inteira viu uma temporada completa de série se algum morador da casa assinante der play por dois minutos num episódio.