"Succession" e "O Urso" vencem em noite nostálgica no Emmy
O drama de dinastia da mídia "Succession" e a comédia dramática de restaurante "O Urso" dominaram os Prêmios Emmy na segunda-feira, ganhando seis troféus cada, quando Hollywood entregou seus principais prêmios para a televisão.
"Succession", a série da HBO sobre a batalha de alto risco pelo controle de um império empresarial global, ganhou o prestigioso prêmio de melhor drama por sua quarta e última temporada.
"O Urso" foi nomeada a melhor comédia em uma cerimônia que foi adiada em quatro meses devido à turbulência trabalhista do ano passado em Hollywood. O drama "Treta", sobre raiva na estrada, ganhou o prêmio de melhor série limitada.
Os eleitores do Emmy homenagearam vários atores e criadores negros em uma cerimônia realizada coincidentemente no feriado norte-americano que comemora o líder dos direitos civis Martin Luther King Jr..
"Succession" foi eleita a melhor série dramática pela terceira vez.
"Foi uma grande tristeza encerrar a série, mas foi um grande prazer fazê-lo", disse o criador Jesse Armstrong.
Kieran Culkin, Sarah Snook e Matthew Macfadyen ganharam troféus de atuação por seus papéis como parte da rica mas miserável família Roy.
Culkin fez um discurso emocionado ao aceitar seu primeiro Emmy, de ator principal de série dramática, indo às lágrimas ao agradecer à sua mãe pela ótima infância. Ele então disse à sua esposa que queria ter mais filhos.
"Você disse talvez, se eu ganhar!", disse ele à sua esposa, Jazz Charton, que estava sentada na plateia. Snook, também vencedora pela primeira vez, agradeceu Armstrong, seus colegas e seus pais ao receber o prêmio de melhor atriz em um drama.
"Obrigada por ter uma caixa de fantasias quando eu era criança. Acho que é aí que você ganha", disse Snook.
Por "O Urso", o astro Jeremy Allen White foi eleito o melhor ator de comédia, e seus colegas Ayo Edebiri e Ebon Moss-Bachrach ganharam os prêmios de atriz e ator coadjuvantes, pela primeira temporada do programa da rede FX.
"Estou tão orgulhoso, tão cheio de gratidão, por estar diante de todos vocês", disse White, que interpreta a chef Carmen "Carmy" Berzatto. "Eu amo muito o programa."
As principais honras da TV foram transmitidas ao vivo pela rede de transmissão Fox.
Jennifer Coolidge, que ganhou seu segundo prêmio de atriz coadjuvante por interpretar uma veranista maluca na série limitada "The White Lotus", aproveitou a oportunidade para agradecer a "todos os gays malvados", referindo-se aos personagens da série envolvidos em uma trama de assassinato.
Vários atores negros ganharam prêmios na cerimônia.
"Todos estão se divertindo no Emmy de chocolate esta noite? Estamos arrasando esta noite!", disse o apresentador e ex-astro de "Black-ish", Anthony Anderson.
Segurando seu troféu no palco, Edebiri, de "O Urso", agradeceu à sua família por "permitir que eu me sentisse bonita, negra e orgulhosa de tudo isso".
Niecy Nash-Betts, vencedora como atriz coadjuvante pela série limitada "Dahmer: Um Canibal Americano", ergueu seu troféu do Emmy no ar e proclamou: "Sou uma vencedora, querida".
"Quero me agradecer, por acreditarem em mim e por fazer o que disseram que eu não conseguiria fazer!", disse Nash.
Quinta Brunson foi eleita a melhor atriz de comédia por interpretar uma professora otimista em "Abbott Elementary", um programa que ela criou. Ela derramou lágrimas quando a lenda da comédia Carol Burnett lhe entregou o prêmio.
"Não sei por que estou tão emocionada. Acho que é a Carol Burnett de tudo isso", disse Brunson. "Estou muito feliz por poder viver meu sonho."
Outros vencedores foram os astros de "Treta" Steven Yeun e Ali Wong.
Os organizadores aproveitaram o marco deste ano -- o 75º Emmy -- para homenagear programas clássicos da televisão com reuniões de elenco e outros momentos.
Anderson abriu o show com um coral cantando músicas temáticas de "Good Times" e "The Facts of Life" O baterista do Blink-182, Travis Barker, tocou o solo de bateria de "In the Air Tonight", uma música que foi ao ar durante um momento crucial do sucesso dos anos 80 "Miami Vice"
Ted Danson, Kelsey Grammer, Rhea Perlman e outras estrelas de "Cheers" se reuniram em torno de uma recriação do icônico cenário do bar, e os atores de "Grey's Anatomy", Katherine Heigl e Ellen Pompeo, falaram de um quarto de hospital montado no palco.
O show terminou com um trecho do discurso "I Have a Dream" de King em 1963.