Teatro italiano La Scala abre temporada com ópera de Verdi sobre tragédia da guerra
A famosa casa de ópera La Scala de Milão inicia sua nova temporada neste sábado com um drama de Giuseppe Verdi adaptado aos dias de hoje para contar a tragédia da guerra, à medida que os conflitos se espalham pelo mundo, da Ucrânia ao Oriente Médio.
O enredo original de La Forza del Destino (A Força do Destino) foi ambientado nas guerras do século XVIII na Espanha e na Itália e contava a história do amor malfadado entre Don Alvaro e Leonora, que foi frustrado pelo irmão de Leonora, Don Carlo.
Para a última edição do La Scala, o diretor Leo Muscato decidiu ambientar a ópera em quatro conflitos, começando em 1700, incorporando a Primeira Guerra Mundial e chegando aos dias atuais.
"O último ato acontece em um mundo contemporâneo... o público vê o que a mídia nos mostra todos os dias, apenas escombros", disse Muscato aos repórteres antes da noite de abertura, acrescentando que não estava se referindo a nenhum conflito específico em andamento.
O barítono francês Ludovic Tezier, que interpreta Don Carlo, disse que a mensagem que o compositor italiano do século XIX estava enviando em uma de suas últimas óperas era "acabar com as guerras e o ódio".
A noite de abertura no La Scala é um destaque do calendário social da elite política e empresarial da Itália, coincidindo com o feriado de Santo Ambrósio em Milão, que celebra o santo padroeiro da cidade.