Threads do Instagram deverá contar com recurso para adicionar música às postagens
Modelo será possivelmente o mesmo visto no Instagram e Facebook
De acordo com informações do TechCrunch, a rede Threads, deverá contar em breve com um recurso para adicionar músicas às postagens, similar ao modelo utilizado por outros aplicativos da Meta, como Instagram e Facebook. Contudo, os testes que estão sendo realizados pela plataforma não são públicos.
Tal novidade vem de encontro com os acordos assinados entre a Meta e às gravadoras Universal Music e Warner Music em 2024, que envolve o licenciamento de músicas de ambas empresas, prevendo a utilização de seus catálogos até mesmo no Threads.
O Threads segue em franco crescimento e encerrou 2024 com mais de 300 milhões de usuários ativos mensais. Além disso, a plataforma conta com 100 milhões de usuários ativos diários.
Porém, por mais superlativos que pareçam, esses números ainda são pequenos se comparados com os números de plataformas como o Instagram e o Facebook.
Instagram Notes: entenda o novo recurso que Spotify e Meta estariam desenvolvendo
Além do Threads, as empresas Meta e Spotify, líderes em seus ramos de atuação, estão supostamente desenvolvendo um recurso que será implementado na rede social Instagram onde os usuários terão a oportunidade de compartilhar as canções que estão ouvindo em notas do Instagram
Tal integração se basearia no recurso existente que foi introduzido em 2023 no Instagram, onde os usuários passaram a compartilhar clipes musicais de até 30 segundos em seus posts. Esse tipo de recurso só se tornou possível nos mercados onde o Instagram atua com os direitos de licenciamentos de música.
Alessandro Paluzzi, especialista em engenharia reversa e que conquistou grande notoriedade por descobrir recursos inéditos de aplicativos, postou uma captura de tela onde mostrava o novo recurso do Instagram Notes, sugerindo uma opção onde os usuários do Instagram pudessem "compartilhar continuamente" suas músicas diretamente no Spotify, em vez de selecionar manualmente uma música do catálogo existe na rede social.
Outro ponto importante é que o novo recurso daria a oportunidade de incluir uma opção para "interromper o compartilhamento a qualquer momento".
Instagram Notes: inovação tecnológica em breve
Ainda não se sabe se este recurso vingará, mas a Meta e o Spotify estão se esforçando ao máximo para que esta integração, que envolve postagens de redes sociais e conteúdos de catálogos musicais possam ser uma inovação tecnológica em breve.
No ano passado, a Meta desenvolveu e introduziu um gerador de música baseado em Inteligência Artificial capaz de criar clipes musicais de 12 segundos a partir de prompts de texto - recurso que é amplamente utilizado por desenvolvedores desta tecnologia - treinados em 20 mil horas de músicas licenciadas.
Em paralelo, o Spotify também vem testando vários recursos inéditos incluindo a adição de comentários a podcasts, além de um gerador de lista de reprodução baseado em IA que cria sugestões de músicas personalizadas com base em instruções de texto e o bloqueio de letras.
O Spotify também considerou a possibilidade do usuário adicionar videoclipes completos em seu aplicativo.