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TikTok: apoio dos americanos à proibição da plataforma está diminuindo, diz pesquisa

10 set 2024 - 11h53
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TikTok: apoio dos americanos à proibição da plataforma está diminuindo, diz pesquisa
TikTok: apoio dos americanos à proibição da plataforma está diminuindo, diz pesquisa
Foto: The Music Journal

O apoio dos norte-americanos à proibição da plataforma Tiktok, proposta inicialmente pelo governo americano em 2023, está diminuindo. As informações são da Pew Research Center.

"A parcela de americanos que apoiam a ideia do governo americano sobre o banimento do TikTok hoje é de 32%", explicou a Pew Research.

E continua: "Isso representa uma queda em relação aos 38% no outono de 2023 e aos 50% em março de 2023. Enquanto isso, 28% dos americanos se opõem à proibição, acima dos 22% em março de 2023. E a parcela que afirma não ter certeza se o governo deveria proibir a plataforma tem subir de 28% em março de 2023 para 39% agora."

Este relatoria analisou o comportamento dos usuários do TikTok nos EUA com base nas inclinações políticas das pessoas e no fato de usarem o aplicativo ou não.

Outro dado revelado pela Pew Research Center é que 50% das pessoas entrevistadas acreditam que é improvável que um banimento do TikTok nos EUA aconteça, enquanto que 19% estão indecisos quanto a isso.

Também foi observado que os simpatizantes do Partido Republicano nos EUA são muito mais favoráveis à proibição do TikTok do que os democratas.

Rock In Rio 2024 terá produto inédito elaborado pelo TikTok

A plataforma de vídeos curtos TikTok e o Rock In Rio 2024 selaram uma parceria para o lançamento de um produto inédito no festival que combinará as vibes das marcas, juntamente com a KitKat.

O branding, que junta Kitkat e TikTok, segundo as empresas, refletirá o mood do público que estará no Rock In Rio: descontraída, conectada e sempre em busca de novidades.

A parceria apresenta uma embalagem personalizada e o produto em questão será um chocolate branco tutti frutti que receberá o nome de KitKot, que estará disponível para distribuição gratuita na Cidade do Rock, onde os fãs poderão experimentar durante os sete dias do evento.

As collabs, que aproximam as marcas de seus públicos e abrem portas para novas conexões, são uma estratégia que a Nestlé domina por meio de suas marcas.

TikTok: como os vídeos curtos estão impulsionando a música em 2024

"Por acaso você rolou sua página ou postou um vídeo curto sobre uma nova tendência?" - essa é a pergunta que Jaime Marconette, vice-presidente de insights de música e relações com a indústria da Luminate faz em seu texto divulgado à imprensa que foi disponibilizado no dia 3 de setembro deste ano.

Marconette quer dizer sobre como os vídeos curtos, compartilhados em plataformas como TikTok e YouTube Shorts, acabam colaborando para que novos sucessos musicais surjam na indústria e como a relevância destes canais têm sido determinante para que um novo sucesso encontre seu lugar entre as faixas mais ouvidas das plataformas digitais.

De acordo com uma pesquisa de consumo da Luminate Insights, a população média dos EUA passa mais tempo nestas plataformas de vídeos curtos do que em atividades tradicionais como esportes e até leitura, tornando-as num espaço digital crucial para alcançar o público - especialmente na indústria do entretenimento em um "ritmo alucinante".

Os dados de pesquisa da Luminate reportam que o TikTok continua líder entre os assinantes que consomem música. No entanto, o YouTube Shorts está ganhando terreno rapidamente, sinalizando uma mudança na dinâmica competitiva do ecossistema de vídeos curtos.

Esta ascensão do YouTube Shorts, juntamente com a sua integração na plataforma mais ampla do YouTube, sugere que em breve poderá rivalizar de forma acirrada com o TikTok no que se diz respeito sobre envolvimento e influência do utilizador.

É claro que nem todo o público é ávido por acessar plataformas de vídeos curtos de uma forma homogênea entender como essas diferenças pode auxiliar a impulsionar os esforços de marketing dessas marcas.

No relatório musical semestral de 2024 da Luminate, é observado como os mecanismos de vídeo curto permitem que os próprios usuários se tornem "parte do show", e diferentes públicos se envolvem de maneiras diferentes.

Um exemplo disso é como os fãs de J-Pop e K-Pop se comportam nessas plataformas: 59% deles têm mais probabilidade postar em plataformas de vídeos curtos em comparação com a média dos assinantes deste formato que consomem música nos EUA. No caso dos amantes do hip-hop e do rap, esse número chega a 41%.

Isso indica que os artistas e profissionais de marketing direcionados a estes três gêneros musicais distintos terão que priorizar a criação de conteúdo de vídeos curtos para envolver seu público e ajudar a permitir que esses fãs promovam a música dos artistas em sua rede.

Os dados da Luminate também sugerem que esses usuários de vídeos curtos não são apenas espectadores ativos, mas também consumidores de alto valor no mercado musical em geral, porque eles gastam mais em serviços de streaming e mercadorias físicas dos artistas do que a média dos streamers de música.

E um fato bem curioso: 38% desse público tem probabilidade de assistir a espetáculos ou shows ao vivo, o que destaca o potencial das plataformas de vídeos curtos, porque nesse formato serão gerados muitos fluxos de receitas digitais e as mais variadas experiências para artistas e marcas musicais.

The Music Journal The Music Journal Brazil
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